Seminário “Crack, álcool e outras drogas” reúne centenas de pessoas em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Epitácio Isaac

Aparecida de Goiânia, 18 de março de 2016 – Centenas de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram na manhã desta sexta-feira (18) do seminário “Álcool, crack e outras drogas, um problema de todos”. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Saúde Mental, na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), no Bairro Vera Cruz.

O seminário acontece todo ano, antecedendo a corrida “Correndo pela Vida contra o Crack”, que este ano será no dia 15 de maio. Na ocasião, usuários de drogas, pacientes dos Centros de Atendimentos Psicossoal (CAPS) (confira lista abaixo), familiares e profissionais de saúde assistiram palestras da professora doutora da Universidade Federal de Goiás Camila Cardoso Caixeta e do médico psiquiatra Dhin Ally Untar. Os temas envolveram dependência química, tratamentos e abriu espaço para dúvidas e perguntas. 

O objetivo do evento é alertar a população sobre as drogas, que atualmente é um problema de saúde pública. “É muito bom um público tão grande como esse e cheio de gente jovem, que precisa de informações sobre saúde mental. Acredito que para melhorar a qualidade de vida e o processo terapêutico o conhecimento e a informação são fundamentais”, destacou o psiquiatra Dhin Ally na abertura da palestra. 

O paciente do CAPS Infantil, L.F.A, tem 15 anos e contou que começou a usar drogas com apenas 11 anos. Ele está em tratamento há três anos no CAPs e falou sobre a dificuldade de largar o vício. “Estou há dois meses limpo. Comecei vendo meu irmão usar e por influência de amigos. Agora estou morando na unidade de acolhimento e lá eu tomo medicamentos, participo de grupos e atividades que me mantém longe das drogas. Quero largar para voltar a ter vínculo com a minha família”, relatou o menor.

Além das palestras, o evento contou também com exposição de trabalhos dos pacientes da rede de saúde mental do município. Foram montados stands dos quatro CAPS de Aparecida e do Consultório na Rua, que também ofereceram orientação sobre os serviços, material educativo e distribuição de preservativos.

Rede de saúde mental

Aparecida conta hoje com uma rede completa de atenção à saúde mental, com equipe multidisciplinar, ou seja, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem entre outros. O CAPS Bem Me Quer, no Jardim Iracema, atende 2.800 pessoas maiores de idade por mês, com transtornos mentais. O CAPS Alcool e Droga Criarte Vida, no Nova Era, atende 1.200 usuários por mês, também maiores de 18 anos.

Para crianças e adolescentes, a rede oferece atendimento no CAPS AD III Infanto-juvenil, no setor Agroindustrial, que funciona junto com a Unidade de Acolhimento infantil. Os dois atendem 540 crianças e adolescentes por mês, oferecendo serviços de saúde, assistência social e atividades de recuperação e reinserção social. O município conta ainda com o CAPS Infantil que atende 1.000 crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Além das unidades fixas, a rede possui o Consultório na Rua, que atende 300 pessoas, por mês, em situação de rua e vulnerabilidade social. Na Unidade de Pronto Atendimento do setor Brasicon funciona ainda um pronto socorro psiquiátrico. Além do atendimento com clínicos e pediatras, a UPA oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas com médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No pronto socorro psiquiátrico são 145 atendimentos/mês.

“Aparecida está em cumprimento com a proposta do plano Crack é Possível Vencer do governo federal, que inclui o funcionamento pleno dos CAPS 24 horas, Consultório na Rua e articulação com as redes de atenção básica à saúde e urgência e emergência”, explicou a coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Carolina Sartori.

Ao todo, 180 colaboradores atuam na rede de saúde mental de Aparecida, realizando uma média de 5 mil atendimentos por mês em todas as unidades. “Temos uma equipe muito comprometida. Nosso objetivo agora é implantar uma unidade de acolhimento para adultos e colocar o consultório na rua para funcionar 24 horas”, comemorou.

 

Lista de unidades de saúde mental

Coordenação de Saúde Mental:

Endereço: Av. Brasil Qd. 13, Lt. 4 e 5 setor Vera Cruz

Tel. 3283-3451

CAPS AD 24h

Endereço: Av. Nova Era, Qd.13, Lt. 11, Setor Nova Era

Telefone: (62) 3545-5847

CAPS II BEM ME QUER 24h

Endereço: Rua Caeté, Qd.05, Lt.16 a 19, Jardim Iracema (próximo a Rodoviária)

Telefone: (62) 3545-5969

CAPS INFANTIL

Funcionamento: 08:00 às 18:00 hs de 2ª à Sexta

Endereço: Rua Jussara Qd. 33-A Lt. 21 Vila Brasília

Telefone: 3545-9970 ou 9971

CAPS ADI

Rua Angélica Qd.30, Lt.13 Jardim Rosa do Sul

Telefone: 3545-6526

U.A.I – UNIDADE DE ACOLHIMENTO INFANTIL – 24 horas

Endereço:Br 153, K 111/512 SETOR Agro Industrial

Telefone: (62) 3255-9690

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)