Seminário “Faça Bonito” capacita servidores para prevenção ao abuso e exploração sexual infantil

Por Rackel Vieira

31 de maio de 2023

Por Rackel Vieira

31 de maio de 2023


Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou na tarde desta quarta-feira, 31, um seminário sobre a campanha Maio Laranja, com o tema “Faça Bonito”, que objetiva o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A capacitação fez parte da programação da campanha, que ocorreu ao longo do mês de maio, e foi voltada aos profissionais da rede multidisciplinar de proteção à criança e ao adolescente do município.

Especialistas na área palestraram no evento sobre diversos temas relacionados à proteção de crianças e adolescentes contra abuso e exploração sexual. Entre os temas abordados estavam a identificação de sinais de abuso, a importância do trabalho em rede para a proteção de crianças e adolescentes, a abordagem das vítimas e a denúncia de casos de abuso. Além disso, foram apresentados dados sobre a realidade do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade, o que reforça a importância da campanha Maio Laranja e da conscientização da população sobre o tema.

A primeira-dama e secretária da SEMAS, Sulnara Santana, participou da tarde de palestras e ressaltou a importância de levar conhecimentos para o público. Segundo a gestora, a Secretaria de Assistência Social visa garantir as políticas públicas de garantia da proteção social por meio dos serviços de Proteção Social Básica (PSB), Proteção Social Especial (PSE), e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

“A Política de Assistência Social tem como função a Proteção Socioassistencial e a defesa de direitos, prevenindo a incidência de riscos sociais. Dentro dessa perspectiva, esse seminário teve o objetivo de capacitar, principalmente, os servidores da pasta para que fiquem por dentro de todo o aparato que a rede pública oferece para a proteção das nossas crianças e adolescentes, contribuindo para a conscientização e prevenção desses crimes graves e inaceitáveis”, destacou.

A vereadora Valéria Pettersen também fez questão de marcar presença no evento. “É muito importante ações como esta que chamem a atenção da comunidade e dos servidores para o que é a violência, como abordar uma criança e um menor sobre o assunto. Essa campanha foi uma ótima oportunidade de apresentar as políticas públicas existentes na cidade em defesa da criança e do adolescente. Com toda certeza essa iniciativa fará a diferença”, salientou.

Atendimento à vítima de violência sexual em Aparecida

O município de Aparecida de Goiânia conta com atendimento especializado às vítimas de violência sexual. Chama-se Ambulatório Ipê, que funciona no Centro de Especialidades, situado no Jardim Boa Esperança. O processo para buscar ajuda na rede municipal de Aparecida é bem simples.

O primeiro passo é buscar atendimento médico. Vítimas abaixo de 14 anos são referenciadas ao HECAD e acima dessa idade o atendimento é feito em qualquer unidade de saúde do município (UPA, UBS e CAIS). Em casos de atendimento a vítima de violência sexual é considerado uma emergência, por isso é prioritário.

No segundo passo é feito o acolhimento humanizado, com a notificação na ficha da Vigilância em Saúde e evitar a revitimização. Nessa etapa, o Ambulatório Ipê é notificado pelos servidores que prestaram o primeiro atendimento à vítima. O processo é concluído com o atendimento psicossocial que realiza um acompanhamento multiprofissional.

Campanha Faça Bonito

Ao longo de todo este mês, a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, realizou uma série de ações educativas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrada no dia 18.

Entre as ações da campanha, que teve como tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a blitz educativa realizada no dia 18 de maio, foi marcada com a distribuição de mais de 1,5 mil materiais gráficos com o número para denúncias que é o Disque 100. Integrantes de Conselhos Tutelares e outros profissionais da rede de proteção da criança e do adolescente também participaram da mobilização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)