Seminário “Mulheres são como água, crescem quando se juntam!” encerra ações do Dia Internacional da Mulher

Por Lígia Mariani

26 de março de 2018

Por Lígia Mariani

26 de março de 2018

Foto: Jhonney Macena

Foi encerrada na manhã desta segunda-feira, 26, no Cel da OAB, as comemorações do mês de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com o Seminário “Mulheres são como água, crescem quando se juntam!”. O seminário faz parte do projeto Café com Ideias de Mulheres que visa ir ao encontro das aparecidenses para ouvir suas necessidades e levar novos projetos e os serviços públicos até elas. Na solenidade também foi entregue o 1° Troféu Mulheres que Inspiram, que tem como objetivo prestigiar e homenagear as mulheres de Aparecida, valorizando-as em todos os segmentos da sociedade.

“Esse seminário vem como forma de conscientizar as mulheres de que unidas elas são mais fortes e também homenagear algumas delas, que por sua luta e garra, nos inspiram. Existe uma palavra que descreve bem essa união feminina, que é a sororidade, que significa uma relação de irmandade entre as mulheres, uma aliança solidificada na empatia e companheirismo que visa alcançar objetivos em comum. É se incomodar com o assédio sofrido pela colega de turma, é denunciar a violência física sofrida pela vizinha, enfim, é sentir que poderia ser você no lugar dela, afinal nenhuma mulher esta livre desses acontecimentos”, salientou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

O prefeito do município, Gustavo Mendanha, que acompanhou a solenidade, falou sobre o apoio e inclusão de políticas públicas voltadas para as mulheres em Aparecida. “Sei que o dia das mulheres são todos os dias, mas o mês de março é especial para homenageá-las por sua luta. Sei da tripla jornada que todas enfrentam e sei que ainda falta reconhecimento, por isso toda forma de homenagem será pouco para reconhecer todo o serviço que vocês mulheres prestam ao município Por isso que uma das prioridades da nossa gestão é apoiar e criar políticas públicas para melhorar o respeito e também ampliar a ação de mulheres na cidade”, enfatizou.

Roda de conversa

Durante todo o mês de março foram realizados debates com mulheres de diferentes idades, rodas de conversa e palestras educativas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Durante os encontros, as mulheres levaram suas ideias, dúvidas e sugestões e também recebiam ensinamentos e informações sobre todas as áreas. O primeiro Café com Ideias de Mulheres surgiu com a política de levar os serviços da secretaria de Assistência Social até a comunidade e agregar um público mais especifico, as mulheres.

“Saímos da secretaria e fomos ao encontro dessas mulheres para entender suas verdadeiras necessidades e a partir daí, desenvolver trabalhos que possam agregar a todas. Seja na sociedade, no mercado de trabalho ou nos serviços públicos”, explicou Mayara. A iniciativa tinha como objetivo atingir cerca de 500 mulheres do município. A ação pretende chegar ainda às escolas e associações de bairros da cidade, fazendo parte do calendário anual de Aparecida. “A mulheres desempenham papel fundamental na sociedade e por isso queremos ouvir mais do que falar para poder auxiliar cada vez mais na luta diária de cada uma”, finalizou Mayara.

Homenagem

Durante a solenidade de encerramento das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 15 mulheres que se destacaram em algum segmento de Aparecida, receberam o troféu, ‘Mulheres Que Inspiram’. “São centenas e centenas de mulheres em nossa cidade que se destacam seja através do desenvolvimento de atividades de relevância social, por seu modelo de liderança, esforço, dedicação, garra, que rompem barreiras, impactando positivamente a sociedade. Por isso hoje escolhemos 15 guerreiras aparecidenses para receber essa homenagem simbólica e a cada ano, novas mulheres também serão agraciadas e reconhecidas por sua luta”.

Uma das homenageadas, Judith Ana Costa, que comanda o Núcleo Social Dona Judith, agradeceu a homenagem em nome de todas as outras. “Iniciei minha missão quando me deparei com uma família que morava embaixo de uma árvore. E após acolher essa família nunca mais deixei de ajudar o próximo, mesmo não tendo todas as condições possíveis, pedindo ajuda de terceiros e recebendo doações. Hoje, com 31 anos de serviços prestados à sociedade, fico emocionada em ser reconhecida pelo poder público. Tudo o que faço é com muito amor”, discursou emocionada.

Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins e sua esposa Kassi Anne Martins; a secretária executiva de Mulher, Tia Deni; a superintendente de proteção especial, Vânia França; a diretora do Programa, Bolsa Família, Roseli Maria de Oliveira; a superintendente estadual de promoção da Igualdade Racial, Marta Ivone; a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen; vereadores e mulheres que de alguma forma se destacaram no município.