Seminário Pela Vida discute saúde mental e incentivo ao esporte

Por Lígia Mariani

10 de novembro de 2023

Por Lígia Mariani

10 de novembro de 2023


Foto: Rodrigo Estrela

Dentro da programação da 11ª Corrida Pela Vida, que acontecerá no dia 26 de novembro, a Prefeitura de Aparecida realizou nesta sexta-feira, 10, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, com equipe de profissionais da Rede de Saúde de Aparecida de Goiânia, o Seminário Saúde Mental Pela Vida. O encontro aberto ao público visou conscientizar sobre os cuidados com a saúde mental, meios de prevenção, diagnóstico, tratamento e outras orientações.

“Após dois anos de pandemia da Covid-19, todos os membros da organização decidiram por ampliar o foco, conscientizando e alertando a sociedade sobre como o exercício físico pode ser aliado para uma boa saúde mental. Por isso é de grande importância esse seminário. A saúde mental e o incentivo à atividade física”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano ao lado do vereador Sandro Oliveira e da secretária de Educação, Idelma Oliviera.

Durante toda a manhã os especialistas abordaram a promoção da saúde mental em diversos contextos sociais: proteção social para promoção da saúde mental; rede de atenção psicossocial e o papel do sistema familiar na promoção da saúde mental. “A corrida de rua que sempre teve como tema o combate ao uso de drogas terá, dessa vez, temática ampliada para conscientização os cuidados com a saúde mental, por isso fizemos questão deste seminário para enfatizar a importância deste tema”, salientou o coordenador da corrida, Júlio Lemos.

A coordenadora de Saúde Mental de Aparecida, Eurides Pinho, enfatizou a importância do evento. “Dialogar sobre a temática de saúde mental, com enfoque nas demandas mais frequentes como ansiedade, depressão e risco de suicídio e aliar à atividade física é muito importante e fundamental. Trabalhar a saúde mental que é o mal do século”, finalizou.

CORRIDA

O seminário antecede a Corrida Pela Vida que, neste ano, será realizada no dia 26 de novembro. As inscrições para a Corrida Pela Vida podem ser realizadas pelo site correndopelavida.aparecida.br ou presencialmente na Sala do Centenário, no Piso 2 do Aparecida Shopping, até o dia 19. No site também consta o regulamento com todas as informações sobre a corrida.

Para se inscrever nas modalidades de corrida é necessário a doação de 2kg de alimentos não perecíveis e o pagamento de inscrição no valor de R$ 50. Para os adultos acima de 60 anos, a taxa tem desconto de 50%. Já nas modalidades de caminhada, infanto-juvenil e pessoa com deficiência é necessário apenas os 2kg de alimentos não perecíveis, com isenção da taxa.

Em sua 11ª edição, a corrida deste ano terá modalidades de corrida de 5km e 10km, além de caminhada de 5km, modalidades infanto-juvenil de 800m e um percurso voltado para pessoa com deficiência. O regulamento completo pode ser consultado no site correndopelavida.aparecida.br/#regulamento.

Os atletas inscritos terão direito a um kit-atleta composto por um chip de cronometragem (para os participantes das modalidades de corrida), uma camiseta, número de peito e frutas ao fim do percurso. Os kits poderão ser retirados entre os dias 24 e 25 de novembro no Aparecida Shopping mediante entrega dos alimentos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)