SEMMA apresenta plano de ações e reflorestamento no Ribeirão das Lajes

Por Ana Paula Moreira

26 de janeiro de 2018

Por Ana Paula Moreira

26 de janeiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ezizío Barbosa, vistoriou no fim da tarde desta quinta-feira, (25) o reflorestamento no Riberão das Lajes, localizada no setor Jardim Tropical. A iniciativa faz parte do projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que visa a recuperação do córrego, com o plantio de 16 mil mudas de árvores na Área de Proteção Permanente.

“O ribeirão Lajes abastece Aparecida de Goiânia há mais de vinte anos, por isso essa ação é tão importante para a cidade. Quero destacar o trabalho realizado pela secretaria de Meio Ambiente que não tem medidos esforços na luta para a preservação da natureza, sobretudo das nossas nascentes. Precisamos conscientizar a população e reafirmar o compromisso do poder público com esse trabalho”, destacou Veter Martins.

Fundamental em Aparecida, o Ribeirão Lajes é responsável pelo abastecimento de água de 37 bairros da cidade, o que corresponde a 32% da população que recebe água tratada. Estudos técnicos realizados por meio da Defesa Civil apontam que em 2018 a seca será muito mais rigorosa que o ano anterior em Aparecida de Goiânia. Diante disso, durante a vistoria, foi entregue ao Vice-prefeito, Veter Martins, o documento apresentando o estudo e as providências e medidas necessárias que precisam ser tomadas com urgência.

“Além do reflorestamento, estamos sugerindo e repassando ao prefeito outras medidas como por exemplo, a elaboração de um projeto de lei onde todo cidadão aparecidense, para conseguir o uso de solo do seu imóvel tenha que plantar pelo menos duas mudas de árvores de pequeno porte na sua calçada. Com isso vamos arborizar a cidade, preservar as nascentes e melhor qualidade de vida da população do município” acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.

De acordo com o secretário, a ação tem a parceria com donos dos imóveis e terrenos, onde há uma contrapartida por meio de compensações ambientais. A área foi cercada e os empreendedores irão cuidar das mudas por cerca de dois anos, como é o caso de Luciana Canedo, proprietária de área e parceira da ação “Ajudar o meio ambiente é um dever de todos nós. É buscar pela qualidade de vida. Precisamos conscientizar a todos sobre os problemas que enfrentamos e estamos muito empenhados nessa luta pela preservação do meio ambiente”, frisou.

A prevenção do Ribeirão das Lajes faz parte do projeto de ações elaborado pela Semma. No último ano, foram realizadas diversas ações que visam a preservação do meio ambiente, como por exemplo, a implantação da 1ª Base de Fiscalização e sede do conselho gestor, onde foram instaladas câmeras de vigilância e também parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a preservação, recuperação e revitalização das três nascentes que existem no terreno. “Tudo isso é o resultado de um trabalho conjunto. Estamos com a consciência de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, finalizou Ezízio Barbosa.