SEMMA apresenta plano para preservação das nascentes da Serra das Areias

Por Elzenúbia Moreira

13 de setembro de 2017

Por Elzenúbia Moreira

13 de setembro de 2017

Foto: Valdir Antunes

As medidas previstas no plano são para conter a atual crise hídrica que cidade enfrenta

A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (SEMMA) apresentou na manhã desta quarta-feira, 13, o plano de ação para preservação das áreas de nascente da Serra das Areais. O evento foi realizado na Câmara Municipal e tem como objetivo promover ações de fiscalização e conscientização da população que vive na região.

Durante a sessão ordinária, o secretário da pasta Ezízio Barbosa destacou que além da preservação dos mananciais da Serra as medidas visam, principalmente, conservar o Ribeirão das Lajes, que abastece a rede de água de aproximadamente 40 bairros da cidade.

Os impactos da atual crise hídrica que a população enfrenta também foi citado durante a apresentação do plano. “Estamos preparados para atuar na promoção de medidas e ampliar a fiscalização, evitando que no futuro os transtornos com a falta d’água sejam menores”, destacou o secretário.

Dentre as ações do plano emergencial estão o combate a invasões às áreas da Serra das Areias, fiscalização de captação clandestina de água e prevenção ao desmatamento no local que é considerado patrimônio ambiental de Aparecida. Para isso foram criadas duas equipes de fiscais da SEMMA que irão fazer o monitoramento contínuo na Serra; serão instaladas ainda placas informativas e câmeras de videomonitoramento em toda a extensão.

Também serão instaladas duas bases fixas da SEMMA para fiscalizar o terreno 24 horas, visto que a extensão da Serra das Areias é muito grande e há áreas de difícil acesso. “Quem infringir a lei ambiental será multado e todas providências necessárias serão tomadas para evitar que o meio ambiente em Aparecida seja degradado, em especial, as nascentes e córregos que abastecem nossa cidade”, pontuou Ezízio.

No próximo sábado, as equipes da SEMMA estarão nos bairros da região para realizar um trabalho de conscientização à população que vive às margens da área de preservação ambiental. O mutirão intensificará fiscalização já existente na Serra a fim de prevenir e conscientizar os moradores através da educação ambiental. O plano prevê ainda a plantio de mil mudas de árvores às margens do Ribeirão das Lajes.

“Nossa intenção é minimizar para que não tenhamos, no futuro, problemas graves como temos vivido hoje, onde o governador Marconi Perillo decretou situação de emergência na região metropolitana pela falta d’água. Por isso precisamos trabalhar em conjunto para obter resultados positivos e isso será possível com prevenção e conscientização”, salientou Ezízio.