Semma desmonta acampamento irregular na Serra das Areais

Por Rodrigo Augusto

6 de fevereiro de 2018

Foto: Divulgação SEMMA

Imagens do sistema de videomonitoramento auxiliaram o trabalhos dos agentes de fiscalização do òrgão

Na tarde desta segunda-feira, 05, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) desmontaram um acampamento irregular no alto da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra das Areias, em Aparecida de Goiânia. Com auxílio do sistema de videomonitoramento, que conta com câmeras de longo alcance e infravermelho, os agentes chegaram minutos após constatada a possível irregularidade.

“Os agentes ficam de olho nas imagens 24 horas por dia e foi através do nosso videomonitoramento que observamos a existência de uma lona no meio da mata. Passamos a informação e a fotografia à equipe de campo, que rapidamente foi ao local onde flagraram o acampamento irregular”, aponta o assessor de fiscalização da SEMMA, Ronaldo Francisco Miranda.

Ao chegar ao lugar indicado nas imagens, os agentes encontram barraca de camping, colchões , cadeiras de plástico, travesseiros e outros utensílios. Nenhum responsável pelo acampamento foi localizado pela equipe de fiscalização, que desmontou e apreendeu todo material encontrado.

“Para realizar qualquer atividade naquele local, a pessoa precisa comunicar ao Conselho Gestor  da Serra das Areias. Após informar a pretensão, será feita uma análise sobre a finalidade da utilização e, caso aprovada, concedida a licença ambiental”, informou o secretário de Meio Ambiente, Ezizio Barbosa.

Ainda de acordo com o secretário, a intenção da fiscalização não é proibir a entrada das pessoas, mas manter a área preservada. “Nosso trabalho tem como objetivo inibir o desmatamento. Algumas pessoas cortam a vegetação e represam a água da cachoeira”, explica.

Os interessados em acampar ou visitar o local devem solicitar autorização à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que está localizada na Rua Antônio Barbosa Sandoval, no Centro (mesmo prédio do SAC). As informações também são disponibilizadas pelos telefones (62) 3545-62 24 e 3545-5868.

Tecnologia

O sistema de monitoramento que fiscaliza o parque conta, atualmente, com duas bases. Uma está instalada no setor Jardim Riviera e a outra no alto da Àrea de Preservação Ambiental. As duas câmeras de vigilância possuem infravermelho com alcance de cinco quilômetros, e são monitoradas 24 horas por dia. As imagens facilitam o trabalho de segurança preventiva – realizado pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Juizado da Infância e Juventude.