Semma e Ibama articulam ações para proteção da Serra da Areia

Por Rafael Freitas

28 de fevereiro de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

Órgãos ambientais buscam desenvolver ações conjuntas de conservação, preservação, recuperação e fiscalização ambiental

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (Semma) e do Ibama em Goiás realizaram na manhã desta quarta-feira, 28, uma visita a Área de Proteção Ambiental Serra da Areia, nas áreas que compreendem os bairros Comendador Walmor e Jardim Riviera.

A ação teve o objetivo de estabelecer ações de parcerias para conservação e preservação da reserva, atendimento a animais silvestres, capacitação de uma brigada de incêndio, fiscalização para coibir crimes ambientais, além de ações para recuperação de nascentes com plantio de espécies nativas e projeto de agrofloresta para uma área pública degradada.

Estiveram à frente da ação a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Valéria Pettersen, e o superintendente do Ibama-Goiás, Nelson Galvão. Participaram da ação o superintendente de Proteção e Defesa Civil, Sebastião Sousa, a coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet e o secretário da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Aclan Santos.

“O Ibama vai cooperar e capacitar nossa equipe da Semma para que possamos ampliar as nossas atuações de conservação, preservação e fiscalização. Além disso, preparar pessoas da comunidade para criação da brigada de incêndio e vamos firmar parceria com proprietários de chácaras na Serra da Areia para que possamos ampliar ações de proteção, valorização e preservação do Cerrado”, afirmou Valéria Pettersen.

O superintendente do Ibama em Goiás, Nelson Galvão, afirmou durante em visita a Serra da Areia que o órgão está empenhado a trabalhar ações com o Município. “Essa é uma área de proteção ambiental importante para a população do município. É daqui que sai água para 40 bairros de Aparecida. E o Ibama vai contribuir tecnicamente para que a Serra da Areia volte a ter uma recarga maior de lençol freático, proteção e preservação do bioma Cerrado. Deparamos hoje com sinais de degradação e precisamos atuar em conjunto para que a Serra não perca sua biodiversidade”, afirmou.

APA Serra da Areia

A Serra da Areia, em Aparecida de Goiânia, com rica diversidade do Cerrado abriga diversas espécies da vida selvagem, vegetação nativa, nascentes e cursos d´água, sendo um dos maiores patrimônios ambientais do Centro-Oeste.  A reserva tem área total de 59,66 Km² e conta com 136 propriedades particulares, cujos proprietários devem preservar a fauna, a flora e os recursos naturais, como estabelece a legislação.

A lei obriga os proprietários de terras a proteger e conservar, restringido e disciplinado seu uso sustentável, dando ao Poder Público a responsabilidade de fiscalizar, promover ações de conservação, com a participação dos entes federados, setor produtivo, sociedade civil, prevalecendo os interesses coletivos e mantendo o direito das propriedades privadas. A Serra da Areia foi instituída como Area de Proteção Ambiental (APA) pela Lei Municipal 3.275, de 21 de julho de 2015, pelo então prefeito Maguito Vilela, com base na Lei Federal nº 9.985/2000, reguladora do Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Práticas ilegais

Apesar de a Serra da Areia ser de domínio privado, o local, infelizmente – visitado por muitos na forma irregular e indiscriminada –  tem sido alvo de crimes ambientais, tais como atividades esportivas proibidas por lei, como acampamentos, motocross, ciclismo, prática de trilhas, caça e pesca, e outros. Além disso, o descarte irregular de lixo e entulho e casos incêndios.

Denúncias e fiscalizações

A Central de Atendimento da Semma funciona 24h, todos os dias da semana, e pode ser acionada pelos telefones 3238-7216, 3238-7217 ou via mensagem de texto para o WhatsApp 984591661. Para situações de risco, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3545-6041 ou via WatsApp 98471-5300. Em caso de foco de incêndio, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.