SEMMA e Ministério Público realizam vistoria em área verde do CEL da OAB

Por Daniela Ribeiro

10 de agosto de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 10, mais uma vistoria técnica nas áreas a serem restauradas no Centro de Cultura, Esporte e Lazer da OAB-GO (CEL). A vistoria, que foi acompanhada pelo prefeito Gustavo Mendanha e do promotor de meio ambiente, Paulo Ricardo Gontijo Loyola, teve como objetivo verificar as atuais condições das áreas de preservação ambiental permanente que ficam dentro das dependências do CEL que estão degradadas devido à força das águas que descem das galerias pluviais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa, desde o início do ano estão sendo realizadas reuniões entre os diretores do clube, a Prefeitura e o Ministério Público para que seja assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que município e OAB realizem as obras necessárias para a recuperação da área degradada e assim o espaço esteja ambientalmente correto.

“Já estamos finalizando todo o processo de elaboração do projeto para assinar o termo e assim a OAB e o município assumirão suas responsabilidades e realizarão obras voltadas para a preservação do meio ambiente no local. Nossa preocupação é recuperar a nascente e também as erosões existentes que acabaram com o lago que foram prejudicados pelo aumento do volume das águas pluviais que descem das ruas asfaltadas para esta região e acaba deteriorando as margens do córrego do açude”.

Durante a vistoria os diretores do CEL da OAB, acompanhados dos técnicos responsáveis, apresentaram as ações que serão realizadas tanto na parte ambiental quanto na de construção civil para preservar a área de preservação permanente, que foi realizada em conjunto com a prefeitura. Dessa parceria foi criado então o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na área verde do clube que é de cerca de 100 mil m².

“A vistoria é mostrar para o MP as ações técnicas para recuperar o espaço, que vem se deteriorando há cerca de oito anos atrás, em decorrência da água fluvial que desemboca neste ponto. Fizemos então contato com a SEMMA com o objetivo de recuperar e para isso serão feitas obras para conter e fazer com que a água que escorre das galerias com menos força e também a reconstrução do lago da OAB e nossa expectativa é de que as obras sejam concluídas em seis meses após a aprovação assinatura do TAC”, informou o secretário geral da OAB, Jacó Coelho. A aprovação do MP depende ainda de análise da equipe técnica do órgão.

Presenças – Participaram também da vistoria na área verde do CEL da OAB o diretor do clube, Kleber Ricardo Azeredo; o tesoureiro, Carlos Eduardo Ramos Jubé e o também diretor, Nadim Neme Neto. Além das equipes da SETE engenharia e da Biota projetos e consultoria ambiental, responsáveis pelos projetos do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas apresentados ao promotor de meio ambiente e também ao secretário Ezízio Barbosa e ao Prefeito Gustavo Mendanha, que estavam acompanhando do Procurador Geral do Município, Fábio Camargo.