Semma fiscaliza nascentes na Serra das Areias

Por Rodrigo Augusto

18 de setembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Durante a operação uma chácara foi interditada e um equipamento de som apreendido. Proprietários notificados terão 30 dias para apresentar documentação dos imóveis e o plano de reflorestamento da área degradada.

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizaram no último sábado, 16, fiscalização nas nascentes da Serra das Areias. O trabalho faz parte do plano de preservação da área que foi apresentado na última semana pelo secretário Ezízio Barbosa. Durante a visita, os agentes encontraram diversas irregularidades como captação irregular de água, descarte de lixo de forma inadequada entre outras.

Com auxílio da Guarda Municipal, os agentes da Semma interditaram uma chácara que estava alugada para uma família que passava o final de semana no local. Na propriedade, eles constataram que a água de nascentes próximas era retirada de forma irregular para abastecer uma piscina. Os fiscais informaram que o dono do imóvel não possui a licença ambiental, necessária quando o espaço é alugado para realização de eventos, e a autorização para utilização de som. Um equipamento foi apreendido e a propriedade interditada.

“Encontramos inúmeras situações que configuram crimes ambientais. Nosso objetivo inicial é a conscientização para que as pessoas entendam a importância da área de preservação ambiental da Serra das Areias”, explica o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa.

De acordo com o Departamento de Fiscalização da Semma, cinquenta proprietários de chácaras e fazendas da região já foram notificados por captar água de forma irregular das diversas nascentes que estão dentro do parque.  Após notificados, terão prazo de 30 dias para apresentar a documentação da propriedade e, posteriormente, o plano de reflorestamento da região degradada.

A Serra das Areias é a principal reserva ambiental de Aparecida e 30% da população do município é abastecida pelo aquífero existente no local.