SEMMA inicia trabalho de recuperação de nascentes em área no campus da UFG de Aparecida

Por Daniela Ribeiro

21 de dezembro de 2017

Por Daniela Ribeiro

21 de dezembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Com o objetivo de conter a crise hídrica em 2018, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a preservação, recuperação e revitalização das três nascentes que existem no terreno que abrigará os prédios do campus no município. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado do secretário Ezízio Barbosa e do reitor da UFG, professor Orlando Amaral, plantaram mudas nativas às margens das nascentes.

“Temos trabalhado para promover o crescimento da cidade de forma sustentável, amenizando esse impacto com ações voltadas para o meio ambiente. E hoje estamos aqui firmando mais uma parceria com a UFG e a SEMMA para ampliar essas ações de resgate das três nascentes que estão aqui no terreno da universidade, para que assim, em 2018 tenhamos menos problemas hídricos. Assim estamos fazendo nossa parte de preservação para deixar recursos naturais para as próximas gerações”, salientou o prefeito.

A ação de preservação e revitalização das nascentes consiste no plantio de duas mil mudas de árvores nativas e também cercar as três áreas para que os gados de fazendas da redondeza não pisoteiem as mudas e também não degradem os poços. “Essa é uma parceria importante que trará resultados positivos para o meio ambiente da cidade, pois após cercar e plantar as mudas, a UFG criará e executará, como compensação ambiental, um projeto para a preservação e revitalização de cinco cachoeiras na Área de Preservação Ambiental Serra das Areias”, destacou o secretário Ezízio Barbosa. Os vereadores Hilário Giacometti e Araújo também participaram da ação.

Antes do plantio das mudas, que contou com a participação de estudantes dos cursos da UFG em Aparecida, servidores da SEMMA e também dos secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Cleomar Rocha (Ciência e Tecnologia), o professor reitor Orlando Amaral, pontuou que o projeto sustentável é importante e imprescindível para o futuro. “Estamos aqui com nossos alunos para executar esse projeto de arborização das áreas e assim no próximo ano, quando inaugurarmos o prédio da UFG, as nascentes já estejam recuperadas”.

Ações – Para o próximo ano estão previstas mais ações de preservação do meio ambiente em Aparecida de Goiânia. Um dos pontos que serão recuperados são as nascentes que desaguam no Ribeirão Lajes, responsável pelo abastecimento de 37 bairros do município. Entre os trabalhos está o plantio de 16 mil mudas de árvores na Serra das Areias. Além disso, foi implantada a 1ª Base de Fiscalização e sede do conselho gestor, onde foram instaladas câmeras de vigilância com infravermelho que possuem alcance de 5 quilômetros. As imagens captadas são monitoradas de dentro da secretaria.