Semma investiga lançamento de esgoto no Córrego Lages

Por Rafael Freitas

29 de setembro de 2021

Por Rafael Freitas

29 de setembro de 2021


Foto: Enio Medeiros

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (Semma) realizaram na manhã desta terça-feira, 28, uma fiscalização no leito do Córrego Lages, na região Leste do município, em zona rural próximo ao setor Rosa dos Ventos. A equipe de fiscalização chegou até o local por meio de denúncia anônima e constatou crime ambiental, como poluição da água e outras irregularidades.

O leito do córrego está sendo contaminado pelo lançamento de esgoto não tratado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lages, administrada pela BRK Ambiental. A empresa é contratada pela estatal Saneago, sendo responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

Durante a fiscalização, fiscais vistoriaram galões com antiespuma vencidos, usados para misturar a água. Foram coletadas duas amostras d’água para análise e diagnóstico técnico. Segundo proprietários de chácaras na região, o descarte de esgoto no córrego está causando a morte de peixes.

A equipe de fiscalização conferiu que o licenciamento da ETE Lages está vencido, ou seja, irregular. “Verificamos aqui o lançamento de esgoto não tratado no leito do córrego, sendo uma ação criminosa contra o meio ambiente. Recolhemos amostras d’água para análise em laboratório e depois do laudo técnico iremos dar sequência nas ações que compete ao município executar”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Cláudio Everson.

O secretário afirma que o município vai aplicar penalidades pelo dano ambiental. “Iremos aplicar as penalidades administrativas, observando a gravidade das infrações cometidas contra o meio ambiente. E vamos encaminhar os laudos ao Ministério Público Estadual e a Delegacia de Polícia Civil para que seja aplicada a parte penal”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Everson.

Denúncias

Em caso de crimes ambientais, a população pode acionar as equipes de fiscalização. Basta registrar denúncias na Central de Atendimento da Semma, que funciona 24h, pelos telefones 3238-7216/7217 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 62984591661.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)