Semma promove ação integrada de proteção na Serra das Areias

Por Daniela Soares

28 de junho de 2017

Por Daniela Soares

28 de junho de 2017


Foto: Enio Medeiros

Ações se estendem até sexta-feira e envolvem limpeza de lixo e entulhos, aceiros, delimitação da área verde e ações educativas junto à população da região.

Aparecida de Goiânia, 28 de junho de 2017 – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia iniciou nesta quarta-feira, 28, ações de educação ambiental e conscientização nos bairros da região da Serra das Areias. A intervenção na serra foi iniciada há pouco mais de um mês, com a realização de aceiros e contenção dos acessos. Agora, o trabalho será intensificado com ações educativas junto à população.

“Esse trabalho já é feito há 9 anos e é muito importante. Agora está sendo otimizado a Defesa Civil integrando a Semma. Aqui trabalharemos em duas vertentes. Uma delas é o trabalho da Educação Ambiental, que iniciaremos hoje aqui pelo Independência Mansões. Isso se estenderá até o dia 30 de junho, passando por diversos bairros até o Jardim dos Ipês. Aliado à isso, e com apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Corpo de Bombeiros, que estão cedendo máquinas e pessoal, faremos a limpeza e remoção de entulhos da área de proteção”, esclareceu o secretário Ezízio Barbosa.

As equipes também delimitarão a Serra. “Locais onde carros estão entrando irregularmente serão fechados. Colocaremos valas e cercas para impedir a entrada. Teremos apenas um local onde as pessoas poderão, legalmente, entrar para lazer e práticas esportivas, mas de forma monitorada e ambientalmente sustentável”, completou Ezízio.

Aproximadamente 400 pessoas atuam na ação integrada, coordenada pelo superintendente de Proteção e Defesa Civil, órgão subordinado à Semma, Juliano Cardoso. “O objetivo é principalmente prevenir incêndios florestais. Por isso temos o apoio do Corpo de Bombeiros, órgão do Estado que tem a missão de combater incêncios. Precisamos que a população entenda que não se pode colocar fogo em lixo, jogar cigarro, pois essa prática prejudica não só o meio ambiente, mas toda a população, muda a qualidade do ar, provoca problemas respiratórios, especialmente nesse período de seca”, explicou Juliano Cardoso.

Além dos aceiros, que são barreiras para evitar a passagem de fogo pela vegetação; limpeza e remoção de lixo e entulho; serão distribuídos panfletos informativos. Após essa primeira etapa, a Defesa Civil continua com o monitoramento de toda a serra. “É muito importante que a população colabore e ajude a prevenir. Mas em caso de incêndios, o morador deve ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou no 199, que é da Defesa Civil, mas é direcionado também para o CBPM. É o Corpo de Bombeiros que vai triar as ocorrências e decidir como atuar em cada situação”, completou o superintendente.

O vice-prefeito e secretário de Governo, que participou do lançamento da ação educativa da Semma, representando o prefeito Gustavo Mendanha, reafirmou que o objetivo final é a preservação como um todo da Serra, bem como de todas as regiões de preservação de Aparecida. “E isso só se faz envolvendo toda a sociedade e a administração. Por isso, todas as secretarias tem feito seus movimentos de forma integrada. Isso é uma constante e uma determinação do prefeito Gustavo Mendanha. De que todas as ações importantes para o município sejam apoiadas por toda a administração”, destacou o gestor.

“Vivemos um momento mundial de preservação do meio ambiente. Essa é uma pauta importante em todos os níveis. Aqui em Aparecida não será diferente e a população tem entendido e apoiado isso”, reiterou Veter Martins, lembrando que a ação da Semma tem apoio decisivo de instituições não governamentais, como o projeto Lapidando Tesouros, coordenado pelo pastor Gildeon Nunes, e a ONG Anjos Verdes. Ambas participaram do lançamento da ação nesta quarta e atuarão ao lado das equipes da Prefeitura e Corpo de Bombeiros, reforçando o efetivo.

“A Serra das Areias é muito grande e esse trabalho que estamos realizando aqui vai auxiliar muito em casos de combate à incêndios. Esperamos que não ocorram, mas nesses casos, o aceiro além de limitar a intensidade do incêndio também facilita a estratégia a ser adotada no combate. E o histórico desse trabalho preventivo na região aponta que isso é decisivo”, esclareceu o Tenente Henrique Sancler Alves de Oliveira, chefe da Companhia Operacional do 7º Batalhão do CBPM.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)