Semma realiza ação de prevenção e combate a incêndios em Aparecida

Por Rafael Freitas

18 de junho de 2021

Por Rafael Freitas

18 de junho de 2021


Foto: Secom Aparecida

Com a chegada do tempo seco e baixa umidade do ar aumentam os riscos de incêndio nas áreas verdes das cidades. É o que alerta a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (Semma) que está realizando uma ação de conscientização da população para prevenção de incêndios em lotes baldios e áreas verdes do município.

Em Aparecida, quem atear fogo em terrenos públicos ou particulares pode ser responsabilizado por dano ambiental. A Lei nº 792, de 7 de dezembro de 1988, que institui o Código de Posturas do Município, em seu Art. 10, item VIII, afirma que é proibido queimar lixo ou quaisquer detritos ou objetos em quantidade capaz de importunar a vizinhança. A multa pode variar de R$ 560 a R$ 5 mil.

No ano passado, a Semma recebeu cerca de 100 denúncias por incêndio em lotes baldios e áreas públicas. “Atear fogo em matéria orgânica de qualquer espécie ou em vegetação coloca em risco a vida de pessoas e prejudica o equilíbrio ecológico. Infelizmente a maioria desses incêndios é causada pelo homem, como a limpeza de um terreno ou a queima de lixo. A gente alerta para que a população assuma a responsabilidade de cuidar da qualidade do ar, do solo, da água, mas também de preservar áreas verdes”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Claúdio Everson.

O secretário ressalta ainda que o sistema de videomonitoramento amplia a atuação na cidade na identificação de foco de incêndio. “Em alguns pontos, as câmaras monitorando em tempo real ajudam a identificar focos de incêndios e seus responsáveis. Isso facilita o deslocamento da nossa equipe de fiscalização e, quando necessário, a atuação do Corpo de Bombeiros. Com ações como esta evitamos danos ao meio ambiente e reduzimos os riscos de grandes tragédias”, destacou Cláudio.

Denúncias e fiscalização

Para denunciar a ocorrência de fogo em área urbana de Aparecida de Goiânia, a população pode ligar para a Central de Atendimento da Semma, que funciona 24h, pelo telefone 3238-7216 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp 98459-1661; no Corpo de Bombeiros pelo 193 e Defesa Civil de Aparecida pelo 199.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)