Senac inaugura Escola de Gastronomia e Hotelaria com cursos de graduação e pós-graduação

Por Frederico Noleto

11 de dezembro de 2018

Por Frederico Noleto

11 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Investir no aprimoramento e na qualificação de nossos jovens e trabalhadores tem sido uma das prioridades nas políticas públicas do município de Aparecida. Para isso as parcerias firmadas entre o prefeito Gustavo Mendanha com entidades representativas da iniciativa privada têm sido primordial para universalizar o acesso aos cursos formação que os torne cada vez mais competitivos no mercado de trabalho. Um dos parceiros de maior importância neste cenário é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que inaugurou na tarde desta terça-feira (11) em sua unidade de Aparecida de Goiânia a Escola de Gastronomia e Hotelaria. O prefeito Gustavo Mendanha, que é um dos principais entusiastas do projeto, participou da solenidade de inauguração.

“Fui estagiário do Sesc de Aparecida e sei o como essa instituição, junto com o Senac tem sido preponderante na qualificação profissional das pessoas desta cidade. Aparecida até bem pouco tempo atrás era considerada uma Cidade Dormitório. Essa realidade foi transformada com pesados investimentos em Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança. Conseguimos melhorar consideravelmente a qualidade de vida da população e a atrair muitas empresas. Em 2017 alcançamos o segundo lugar nacional na geração de empregos. Ainda assim muitas vagas de trabalho estão ociosas e essa parceria é de suma importância. Queremos fomentar ainda mais, desenvolver ainda mais para que cada um de vocês tenham cada vez mais boas oportunidades de progredir em suas carreiras e contribuírem para ao desenvolvimento de  nossa cidade” – pontua o prefeito.

Segundo o diretor regional da entidade os cursos devem atender cerca de 2.000 alunos por ano já no primeiro ano de funcionamento. Entre as oportunidades, a escola deve oferecer cursos de Barman, Preparação de Salgados, Cozinha Quente, Confeitagem de Bolos Artísticos, Preparação e Decoração de Tortas Doces, Decoração com Bicos de Confeitar, Confeiteiro, Chocolateria, Pizzaiolo, Camareira, Planejamento e Administração de Bares e Restaurantes e Qualidade do Atendimento em Meios de Hospedagem. A profissão da gastronomia está em destaque nas opções de carreira. “Um bom cozinheiro precisa entender de muitas áreas do saber. A qualificação é, portanto, fundamental para desbravar um mercado com bastante potencial” – lembra Leopoldo Veiga Jardim.

Durante cerimônia foram assinados Termos de Cooperação entre o Sesc/Senac e entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de Goiás (ABIH), a Abrasel,  o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Goiás (Sindetur) e o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Goiás (SindiBares) no sentido de facilitar o acesso dos formandos ao mercado de trabalho. “Estamos nos comprometendo a capacitar gratuitamente 100% da mão-de-obra de bares, pit-dogs, postos de gasolina, restaurantes e hotéis de Aparecida e da Região Metropolitana. Além da Escola de Gastronomia lançaremos em fevereiro quatro cursos de graduação e de pós-graduação na área de Gastronomia” – conclui o diretor.

Polo Turístico-Gastronômico

Guido de Marco, superintendente de Turismo do município, explica que com o crescimento exponencial da cidade de Aparecida no segmento do turismo a demanda por novos e bons profissionais deve ser atendida e a inauguração da Escola de Gastronomia e Hotelaria chega em boa hora. “Aparecida está crescendo muito em todos os segmentos, inclusive na área do Turismo. É muito importante que tenhamos pessoas cada vez mais qualificadas neste ramo para atender e receber as pessoas, de forma correta. A parceria com o Senac é de grande importância para nosso projeto de levar o nome de Aparecida a todo o país” – .

Leopoldo Veiga Jardim trabalha com a lógica de que quanto mais profissionais qualificados maior o número de clientes que retornam aos empreendimentos. “Com isso os empresários faturam mais e, consequentemente, temos uma maior geração de empregos e de renda. O que nós estamos vendo aqui hoje é o início de uma grande alavancagem econômica de Aparecida de Goiânia e de toda a Região Metropolitana. Esperamos que os alunos tanto de gastronomia quanto de administração adquiram o maior número de conhecimento possível, para daqui cinco anos também se tornarem grandes empresários, proprietários de restaurantes, de hotéis e chefs de cozinha”.

“Temos um número recorde de desempregos no Brasil hoje, quase 14 milhões e o grande ponto de dificuldade do brasileiro em encontrar emprego é por conta da capacitação. O Senac tem o objetivo da qualificação demão de obra. Com nosso projeto de gratuidade atingimos centenas de milhares de brasileiros que não conseguem entrar ou se manter no mercado de trabalho.  A maior parte da mão-de-obra da Grande Goiânia vem de Aparecida. Ao qualificar este pessoal estamos exportando talentos para todo o estado e para todo o país. Aparecida é um celeiro de mão-de-obra e está vivendo um boom econômico e se destacando no cenário nacional, por isso precisa  cada vez mais deste tipo de projetos de qualificação”- finaliza.