Serviços de limpeza e urbanização em Aparecida são reforçados durante isolamento social

Por Rackel Vieira

16 de abril de 2020

Por Rackel Vieira

16 de abril de 2020

Foto: Wigor Vieira

Os trabalhadores urbanos da Prefeitura de Aparecida também estão na linha de frente do combate ao coronavírus e na prestação de serviços essenciais, como varrição de ruas, roçagem, coleta de lixo e cuidados especiais de praças e parques. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) tem dado sequência aos trabalhos de urbanização da cidade e todos os cuidados preventivos com as equipes de trabalho nesse período têm sido reforçados.

“Tivemos que reduzir nosso pessoal pois mandamos para casa os trabalhadores que possuem mais de 60 anos, por pertencerem ao grupo de risco. Mas ainda continuamos cumprindo o nosso papel de cuidar da cidade na mesma excelência”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Roçagem

A segunda etapa dos serviços de roçagem foi iniciada no último dia 27, e percorrerá novamente todos os 249 bairros da cidade em até 90 dias. Cerca de 50 servidores e 30 tratores, divididos em cinco equipes, trabalham para atender toda a demanda. O serviço é realizado em etapas e contempla todas as regiões. Nesta semana, as equipes trabalham nos setores Cidade Vera Cruz, Bairro Cardoso e Buriti Sereno.

“Esse trabalho certamente vai chegar em todos os bairros. Estamos preocupados com os problemas de saúde que a falta de limpeza pode causar.  Todos os dias, as equipes seguem um cronograma e os resultados vão desde limpeza urbana da cidade para conter a propagação do coronavírus a diminuição de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que transmite outras doenças graves como a dengue, chikungunya, zika, entre outras. Além disso é um serviço essencial urbano que melhora qualidade de vida para a população”, disse o secretário Max Menezes.

O secretário ressalta que a roçagem é realizada de duas a três vezes ao ano em toda a extensão territorial do município e o serviço é cobrado no Imposto Territorial Urbano (ITU) do proprietário dos imóveis. “A prefeitura não tem a obrigação de roçar lotes particulares, mas para diminuir os problemas para a população, o serviço é feito e cobrado por metro quadrado roçado no ITU, todo início de ano”, justificou.

Jardinagem

Além da roçagem dos lotes, a secretaria por meio da diretoria de Parques e Jardins realiza a poda de árvores e gramas em ilhas, praças e rotatórias da cidade. “As equipes de jardinagem estão fazendo a manutenção dos espaços que já receberam o embelezamento com flores. Esta semana o Paço municipal e a Avenida Santana do setor Expansul estão recebendo o serviço de jardinagem para receber os plantios de novas flores”, ressaltou o secretário.

Coleta de Resíduos Sólidos

A coleta de resíduos sólidos é um dos serviços essenciais durante o período de quarentena.  Devido ao isolamento social, há aumento da geração de lixos domiciliares, o que pode prejudicar a saúde da comunidade se não houver o recolhimento. De acordo com o secretário da SDU, Max Menezes, em Aparecida, com quase 30 dias de quarentena, obteve-se um aumento de 22% na coleta de resíduos sólidos.

“Os coletores estão seguindo todas as orientações para se manterem protegidos do coronavírus que tem impacto direto na segurança dos coletores. Eles receberam novos equipamentos de proteção individual (EPIs) como mascaras, luvas e álcool em gel, além de higienização dos caminhões. Além disso, após realizar o descarte do lixo recolhido nas cooperativas, orientamos que o material fique descansando por 72 horas antes da reciclagem, para que não haja riscos de contaminação do COVID-19”, pontuou.

Coleta de entulhos

Um grande problema enfrentado pela administração pública na busca de uma cidade limpa é o entulho jogado nas ruas, lotes baldios, ilhas e áreas de preservação ambiental. Ao todo foram recolhidos, somente no período de quarentena, 800 toneladas de entulhos, principalmente de construção civil.

“A população precisa ter mais consciência e fazer descarte correto de lixos, entulhos e dos móveis e eletros que não têm mais uso em casa. Assim nossa cidade, matas e rios estarão sempre limpos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, que agradeceu ainda todo o empenho de sua equipe.