Servidoras da Educação participam de palestras sobre prevenção do Câncer de Mama

Por Rackel Vieira e Elzenúbia Moreira

2 de outubro de 2017

Por Rackel Vieira e Elzenúbia Moreira

2 de outubro de 2017

Foto: Jhonney Macena

A secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia, deu início na manhã desta segunda-feira, 02, a programação especial do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. A  abertura das atividades aconteceu no auditório do Centro de Cultura, Esportes e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil, (CEU da OAB), em Aparecida, com o projeto “Família Educação – Cuidando de Quem Educa” e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

“Infezlimente muitas mulheres que moram em Aparecida não possuem orientações adequadas sobre o câncer de mama. Por esse motivo, a Prefeitura irá realizar ao longo deste mês, uma série de atividades voltadas para elas, sobre esse assunto. Todas as secretarias estarão envolvidas nesse trabalho de concientização, aconselhamento e prevenção, a fim de alcançar um maior número de mulheres e de famílias possível”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O evento desta segunda-feira (2) foi destinado às diretoras, educadoras e demais servidoras da secretaria de Educação e as participantes contaram com um café da manhã especial e palestras educativas. Entre os temas, a “Prevenção do Câncer  de Mama”, ministrada pelo mastologista Antônio Eduardo Carvalho Resende e “Saúde Emocional”, ministrada pela coaching Patrícia Machado.

“O evento Família Educação – Cuidando de Quem Educa tem como objetivo concientizar as servidoras que trabalham na secretaria de Educação, ensiná-las a fazer o auto-exame preventivo e procurar periódicamente um médico, pois o diagnóstico precoce é a melhor estratégia para evitar o câncer de mama. Esse dia foi separado para  dispertar nelas, esse cuidado em que a mulher tem que ter consigo mesma. Essas mulheres possuem uma influência muito grande, formadoras de opinião. Então o nosso intuito é que elas espalhem tudo que apredenderam para as próprias colegas de profissão, amigas, familiares, inclusive mães de crianças que elas atendem” explicou o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.

Programação do Outubro Rosa em Aparecida

A programação em Aparecida será realizada em parceria com a Secretaria da Saúde e com a Associação dos Portadores de Câncer Mama (APCAM) e contará ainda com atendimentos médicos, oficina de amarração de lenços, corte de cabelo pra quem deseja fazer doação, exposicão fotográfica, concurso de dança, palestras e muito mais.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha as ações também pretendem destacar a importância da mulher na sociedae. “É nosso papel garantir políticas públicas voltadas para a saúde e valorização da vida da mulher e este mês é o período que essas ações ficam mais evidentes em razão do Outubro Rosa”, destacou a primeira-dama.

“Preparamos diversas atividades especiais para este Outubro Rosa porque nós queremos despertar nas mulheres aparecidenses a importância da prevenção, além de mostrar para as que passam ou já passaram que é possível vencer esta fase de um jeito diferente com energia positiva e superação”, ressaltou Mayara Mendanha.

Confira abaixo a programação completa das atividades e oficinas que serão realizadas no Período de 03 a 18 de Outubro de 2017 no ‘Espaço MúltiploRosa – Consciência e solidariedade contra o câncer de mama’ no Aparecida Shopping, próximo ao Vapt Vupt.

Terça-feira, 03 de outubro

8h30 –  Coffee Break

Local: Sala Rosa do Aparecida Shopping, próximo ao Vapt Vupt

9h –  Abertura oficial com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, da primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha e da presidente da Associação dos Portadores de Câncer Mama (APCAM) Maura Rodrigues da Silveira

Local: Praça de alimentação do Aparecida Shopping

17h – Caminhada Eu vou de Rosa

Saída: Praça da Matriz

Chegada: Praça da Família

Quarta-feira, 04 de outubro

10h – Programa: Dia do Idoso

Quinta-feira, 05 de outubro

10h às 17h – Consultas com Clínico Geral com encaminhamento de especialidades e exames. Vagas limitadas.

Resultado: Levar onde? O retorno será com outro médico em uma unidade próxima a casa do paciente.

14h – Palestra sobre Saúde da Mulher

Sexta- feira, 06 de outubro

13h30 – Roda de conversa com as coordenadoras dos CRAS de Aparecida e com a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha

14h – Oficina de Turbante e amarração de lenço

Sábado, 07 de outubro

14h – Projeto solidário e Oficina do coração com duas máquinas de costura portátil

Domingo, 08 de outubro

14h – Liga da Mama

Segunda-feira, 9 de outubro

15h – Abertura de Exposição Autoestima, com fotos da fotógrafa Ivone

Terça-feira, 10 de outubro

Doar faz bem – Corte de cabelo e Oficina da peruca

Quarta-feira, 11 de outubro

14h – Palestra sobre Saúde da Mulher

Quinta- feira, 12 de outubro

15h – Concurso de dança

Sexta-feira, 13 de outubro

Atendimentos Sala Rosa         no Aparecida Shopping

Sábado, 14 de outubro

Doar faz bem – Corte de cabelo e Oficina da peruca

Segunda-feira, 16 de outubro

17h30 – Desfile da Associação dos Portadores de Câncer Mama (APCAM) com participação das mulheres que fazem parte da instituição, Dia da beleza e homenagem a Carmem Costa da Casa de Apoio São Luiz.

Local: Praça de alimentação do Shopping

Terça-feira, 17 de outubro