Servidores da Rede Municipal de Ensino de Aparecida recebem reajuste salarial

Por Rackel Vieira

8 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Os professores da rede municipal de ensino já receberam o aumento de 6,81% em seus salários em abril e os agentes educativos, que são servidores administrativos, também terão a data-base assegurada. O aumento será repassado a estes profissionais no próximo salário, assim que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia quitar a folha do funcionalismo referente ao mês de maio.

O percentual dos professores refere-se à aplicação do Piso Salarial Nacional, conforme determina a Legislação Federal vigente. Já a data-base é a data na qual os sindicatos representantes das categorias têm para modificar ou extinguir normas contidas nos instrumentos normativos de sua categoria. É o mês no qual se discute o reajuste do piso salarial, por exemplo. No total, o impacto destes aumentos no Tesouro municipal é de R$ 900 mil ao mês.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, um projeto de lei está sendo elaborado para o plano de cargo dos agentes educativos. “Vamos dar a oportunidade para que os servidores da área administrativa da Educação, que possuem formação pedagógica, complementem seu cargo de meio período dando suporte aos professores em outro período. Esses profissionais terão a carga horária estendida para quatro horas e um reajuste no salário de até mil reais, atendendo assim a demanda das unidades e também para valorizar os funcionários internos”, explicou.

Segundo a secretária, ao longo de suas carreiras, os profissionais também podem ter aumento por conta de progressões à medida que vão se qualificando e se especializando cada vez mais. Valéria Pettersen pontua que discutiu todos os detalhes com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (SINTEGO). “Desta forma, estamos valorizando os professores e todas as categorias que ajudam a construir a nossa cidade”, pontuou.