Servidores municipais iniciam pós-graduação em Controle Interno e Externo

Por Daniela Ribeiro

19 de outubro de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Curso, que conta com a parceria da Unifan, terá duração de um ano. Ao todo, 40 servidores municipais estão matriculados e poderão utilizar os conhecimentos nas secretarias em que atuam

Com o objetivo de capacitar e qualificar o servidor público municipal, teve início na noite desta quinta-feira, 19, o curso de pós-graduação lato sensu de Gestão Pública com ênfase em Controle Interno e Externo. As aulas serão ministradas, uma vez por semana pelo período de um ano, na Escola do Servidor, que fica na sede da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ao todo, 40 funcionários de 13 secretarias municipais estão matriculados no curso.

“Nosso foco principal é o de capacitar, qualificar os servidores municipais para que eles tenham mais conhecimento nas áreas de gestão, orçamento, fiscalização e assim ele possa utilizar esse aprendizado na função que realiza dentro das secretarias que atuam, pois todas as ações dentro do órgão público são passíveis de controle por órgãos internos e externos”, destacou a coordenadora da Escola do Servidor de Aparecida de Goiânia, Carolina Martins de Andrade.

As aulas são ministradas em parceria com a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan). “Atualmente 87% das prestações de contas das prefeituras não são aprovadas pelos TCMs e a função deste curso é a de tornar o servidor capaz de realizar as ações de qualidade dentro da legislação, fazendo com que esse conhecimento ajude na aprovação das contas do município”, pontuou o coordenador de pós-graduação da Unifan, Aldair Vilela Machado.

Aldair ressalta que as aulas serão ministradas por professores que atuam dentro dos Tribunais de Contas e por isso os servidores adquirir os conhecimentos que serão aplicados no trabalho diário para promover a transparência e melhor gestão dos recursos públicos. “São 12 professores e a maioria deles são servidores do TCM e isso é um diferencial, pois são eles que fiscalizam e aprovam as contas e isso será importante para o aprendizado dos alunos”, finalizou.

Para o Guarda Civil Municipal e bacharel em Direito, Valclei César Valadão Fonseca, investir na carreira pública é essencial. “Meu objetivo é entender mais da gestão pública para poder aplicar o que eu aprender neste um ano de curso na minha função dentro da GCM e também na minha carreira como advogado. Além do mais é sempre bom investir em educação e conhecimento é sempre bom”, pontuou o aluno do curso de pós-graduação.