Sindicato pede vacinação de jornalistas; prefeito se coloca à disposição para ajudar categoria

Por Rodrigo Augusto

8 de junho de 2021

Por Rodrigo Augusto

8 de junho de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu na tarde desta terça-feira,8, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Cláudio Curado. Durante o encontro, que foi realizado na Cidade Administrativa, Curado agradeceu o prefeito pela inclusão dos profissionais de imprensa na testagem em massa e solicitou ao gestor municipal que trabalhadores da categoria sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19.

Cláudio Curado reforçou ao prefeito que os profissionais de imprensa desenvolvem trabalho fundamental durante a pandemia. Segundo ele, a categoria, que não paralisou as atividades em nenhum momento, trabalha com responsabilidade para informar toda população sobre a doença e ainda combate a “pandemia de fake news”.

Gustavo Mendanha destacou que Aparecida segue as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelecidas pelo Ministério da Saúde que determina os grupos para vacinação prioritária.  O gestor se colocou à disposição para ajudar a categoria.

“Quero reafirmar meu compromisso com a imprensa, que faz um trabalho importante para todos nós. No início [da pandemia], nós incluímos profissionais [de imprensa] na testagem em massa e fizemos o compromisso de que se a prefeitura conseguisse vacina própria esses profissionais seriam vacinados. Vou solicitar ao presidente da Frente Nacional de Prefeitos para que a entidade possa fazer uma intervenção junto ao Ministério da Saúde para que possamos colocar todos profissionais de imprensa no grupo prioritário”, disse Mendanha.

O representante dos trabalhadores da comunicação agradeceu o prefeito Gustavo Mendanha pela receptividade e reforçou a importância do trabalho da imprensa. Nesta quarta-feira,9, jornalistas de todo País realizarão manifestação nas redes sociais em defesa da vacina para categoria.

“Pedimos, dentro das limitações do PNI e das coordenadas que são dadas, a possibilidade para que os jornalistas e comunicadores de Aparecida sejam incluídos em algum grupo prioritário de vacinação. Os profissionais de comunicação têm papel importante na pandemia: não deixar propagar ‘fake news’ e divulgar informações que ajudam salvar vidas”

Vacinação própria

Aparecida de Goiânia integra o Consórcio das Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). O grupo trabalha para aquisição de 30 milhões de doses do imunizante contra Covid-19. O prefeito Gustavo Mendanha, inclusive, é o vice-presidente do consórcio na Região Centro-Oeste.

Aparecida também participa de tratativas do Consórcio com o governo americano. O coletivo integrado por quase 2 mil municípios dialoga com os Estados Unidos para que o país ceda ao Brasil, a título de empréstimo, doses da vacina AstraZeneca/Oxford.

Outro objetivo do Conectar é a aquisição de insumos de saúde. Para garantir a oferta de medicamentos e instrumentos de trabalho dos profissionais de saúde, os municípios estão dialogando com a Organização Pan-Americana de Saúde. A entidade já acenou para a possibilidade de ajudar o Consórcio nas negociações com fornecedores internacionais.