SIPAT alerta servidores para prevenção contra acidentes e doenças

9 de maio de 2017

Foto: Isaias Camargo - Secult

Aparecida de Goiânia, 08 de abril de 2013 – Os 900 servidores públicos que trabalham na secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia participam de hoje, 08, até sexta-feira, 12, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT). De acordo com o secretário Rodrigo Caldas, o objetivo da ação é conscientizar os servidores a materem sempre um bom ambiente de trabalho e cumprir as medidas de segurança estabelecidas pela secretaria, valorizando assim suas vidas.

“Queremos informar e alertar os servidores da secretaria sobre seus direitos e deveres, a importância de se prevenir os acidentes de trabalho, alertar sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids e também alertar para os riscos do alcoolismo”, pontuou o secretário Rodrigo Caldas.

A SIPAT foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 08, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo; do vereador Manoel Nascimento (PSDB) e demais diretores da secretaria de Desenvolvimento Urbano. Segundo Rodrigo Caldas, ainda serão realizadas durante toda esta semana atividades voltadas para alertar o funcionário público. Dentre as ações estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.

“A administração do prefeito Maguito Vilela se preocupa com o bem estar do servidor, por isso estamos investindo em palestras que informam e alertam o nosso trabalhador que convivem com o risco já que trabalham com tratores, roçadeiras e ferramentas perigosas”, enfatizou o secretário Rodrigo Caldas.

SIPAT – A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ou SIPAT é um evento obrigatório nas empresas brasileiras segundo a legislação trabalhista e, em Aparecida, tem o apoio da Semma. A SIPAT deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). O objetivo É conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes.

Programação:

09 de abril – 1ª Área e Parques e Jardins

8h30 às 9h40 – palestra sobre drogas e seus riscos

10h às 11h30 – DST/Aids

Local: Universidade Estadual de Goiás – Avenida Vereador Vagner Ferreira, Bairro Agenor Modesto, Aparecida de Goiânia.

10 de abril – 2ª área , Tratorista e Iluminação

11de abril – 3ª Área, 4ª Área e 5ª Área