Sistema de videomonitoramento urbano ajuda a coibir crimes em Aparecida

Por Allan David

3 de março de 2021

Por Allan David

3 de março de 2021

Foto: Wigor Vieira

Alertas gerados por 216 câmeras com inteligência artificial colaboram para interceptar furtos em escolas, tráfico de drogas e ocorrências no trânsito; central terá mais de 2 mil câmeras

Recurso da Prefeitura de Aparecida lançado em agosto de 2020 para melhorar a segurança pública na cidade, o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) colabora com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e a prevenir e elucidar crimes de diversos tipos, como furtos em escolas e tráfico de drogas em parques de lazer. São delitos alertados às forças de segurança pública por um sistema inteligente de videomonitoramento, que conta hoje com imagens geradas por 216 câmeras de alta tecnologia.

No início deste mês, a GCM conseguiu evitar que objetos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, fossem furtados. Após flagrante feito pela Central de Videomonitoramento, guardas civis se deslocaram à escola e impediram o furto. Horas depois, outro flagra, de dois indivíduos furtando a tampa de uma cisterna em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Buriti Sereno. A GCM foi ao local, recuperou a tampa e autuou os suspeitos.

Acidentes e infrações de trânsito, arrombamentos a prédios públicos e particulares, e capturas de foragidos da Justiça durante abordagens de rotina são outras ações em que a segurança pública de Aparecida já interveio e solucionou com o suporte do CIT. O investimento em tecnologia promovido pela gestão do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) tem como objetivo tornar a cidade cada vez mais segura.

“Com todas essas ações e parcerias, estamos melhorando cada vez mais nossas atividades, voltadas para trazer alento e uma maior sensação de segurança aos nossos munícipes”, destaca o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

Entre as parcerias mencionadas pelo secretário, uma delas, mantida com a Secretaria de Segurança Pública estadual (SSP), permite aos agentes da GCM acessarem dados de foragidos e pessoas suspeitas numa rede de informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Outro convênio em vigor, desta vez com o Ministério da Justiça, dá à Secretaria de Segurança Pública de Aparecida a possibilidade de acessar imagens captadas por 130 satélites do governo federal. Elas mostram a movimentação de pessoas e veículos nas cidades nas últimas 24 horas.

“O acesso amplo e rápido às informações atualizadas permitirá que nossos agentes se antecipem ao cometimento de infrações e crimes no município”, acrescenta o secretário Cândido.

Vigilância de toda a cidade

As 216 câmeras conectadas ao CIT possuem um sofisticado de sistema de inteligência artificial que dá a elas a capacidade de ler placas de veículos, fazer reconhecimento facial e reconhecer padrões comportamentais. Ou seja, as câmeras podem identificar, por exemplo, o comportamento explosivo de alguém que está prestes a agredir outra pessoa à sua volta.

O funcionamento das atuais 216 câmeras atende a 100 bairros. A partir deste mês de maio, quando o CIT – que integra o programa Cidade Inteligente – terá 500 câmeras iguais a essas, o número de setores cobertos pelo videomonitoramento será expressivamente maior, conforme projeta o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, vinculado à Secretaria de Segurança Pública.

Após a ativação das 500 câmeras, outros 150 aparelhos do mesmo tipo serão instalados em pontos estratégicos da cidade, formando um conjunto de 650 câmeras vigiando o entra e sai em Aparecida e a movimentação de pessoas dentro do seu território.

Reforço de mais 2 mil câmeras

Além das 650 câmeras com sistema integrado de inteligência artificial, o videomonitoramento de Aparecida contará com reforço de imagens geradas por mais 2 mil câmeras instaladas em prédios públicos onde as Secretarias de Saúde e de Educação prestam seus serviços.

Secretário de Ciência e Tecnologia, Johnathan Medeiros explica que “as secretarias envolvidas, junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, estão estudando as estratégias para integração eficiente desses sistemas de videomonitoramento ao programa Cidade Inteligente”.

Em fase de implantação, as 2 mil câmeras já estão sendo integradas à rede atual de mais de 560 quilômetros de fibra óptica do programa Cidade Inteligente para fazer as imagens geradas chegarem à central de videomonitoramento no Centro de Inteligência Tecnológica. O CIT funciona na Cidade Administrativa, no prédio anexo ao edifício sede da Prefeitura de Aparecida.