SME capacita 300 profissionais em Libras e Braile

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 07 de dezembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e a primeira-dama e secretária de Ação social, Carmem Sílvia, participaram nesta sexta-feira, 07, juntamente com o secretário municipal de Educação, Domingos Pereira, da entrega de 300 certificados aos profissionais da educação que participaram dos cursos de Libras e Braile. A entrega foi realizada durante o  1° Encontro Municipal  de Educação Especial e Inclusiva, realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Aparecida, e que aborda o tema “Possibilidade e Avanços”.

“Sabemos que a inclusão é parte fundamental para o desenvolvimento de alunos com necessidades especiais. Por isso, a capacitação de profissionais é muito importante, para atenderem adequadamente nossas crianças e jovens”, salientou Maguito.

O curso, ministrado por profissionais da SME, foi realizado durante todo o ano, com turmas mensais, em três modalidades distintas: Formação de Professores de Apoio Direto, Indireto e Instrutores de Braile; Professores de Atendimento Educacional Especializado e Intérpretes e Instrutores de Libras. Os formandos passarão a ser multiplicadores, instruindo outros profissionais. O projeto também ofereceu semanalmente o curso de Libras voltado aos servidores da educação e Guarda Municipal, para atendimento especifico aos alunos com surdez, para promover a comunicação bilíngue nas unidades escolares.

“A Secretaria Municipal de Educação acompanha hoje, por meio da subcoordenadoria de Inclusão escolar, 1.546 alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), matriculados em toda a rede de ensino”, informou o secretário Domingos. Dessa forma, a SME atuou em concordância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na qual os sistemas de ensino devem garantir o direito da criança com NEE de ingressar, permanecer e receber uma educação de qualidade na escola regular.

De acordo com a Instrutora de Libras, Josiane Hernandes Silveira, o curso foi de grande benefício. “É muito bom capacitar para ensinar melhor nossos alunos especiais, além da nossa formação profissional, que toma grande impulso”, frisou.

Durante toda a manhã, alunos de escolas municipais realizaram apresentações culturais. Também foi realizada uma palestra com o Professor Ricardo Antonio Teixeira, diretor do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), sobre a educação especial e inclusiva, além da entrega dos certificados. Estiveram presentes à mesa o vice-prefeito eleito, Ozair José; o deputado estadual Mauro Rubem (PT); o vereador reeleito Gleison Flávio; a superintendete pedagógica, Vânia França; o superintendente Financeiro da Educação, Elson Dias; alunos e profissionais da educação.