SME reabre matrículas para o ensino fundamental

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de janeiro de 2013 – A secretaria Municipal de Educação (SME) vai reabrir as matrículas na rede pública municipal para o ensino fundamental a partir da próxima terça-feira, dia 29. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida pelo secretário Domingos Pereira nesta quinta-feira, 24. Segundo ele, nesta segunda etapa, os novatos só poderão se matricular pelo site da prefeitura www.aparecida.go.gov.br. “No período da telematrícula, muitos fizeram a reserva de vagas pelo telefone ou site, mas não compareceram às unidades escolares para efetivar a matrícula. Por isso, ainda estão disponíveis cerca de 4 mil vagas do 1° ao 9° ano”, informou o secretário.

Domingos enfatizou que os 31 mil veteranos que já estudavam na rede pública municipal tiveram suas matrículas renovadas automaticamente. Com o preenchimento das vagas que ainda estão disponíveis a rede municipal de ensino terá 35 mil alunos matriculados. Para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que tiveram todas as vagas disponíveis preenchidas na primeira etapa das matrículas,  serão abertas também inscrições para o cadastro de reservas, a partir do mesmo período. O cadastro já conta com 1.627 crianças inscritas. Elas terão suas matrículas efetivadas à medida que as novas unidades em construção no município forem inauguradas. Ao todo, 22 CMEIs estão em construção no município.

Deste total, quatro serão entregues em abril deste ano nos bairros Papillon Park, Tiradentes, Santo André e Garavelo Residencial Park. Outros 15 Cmeis tiveram início de obras em novembro de 2012, nos setores: Madre Germana, Delfiori, Brasicon, Cândido de Queiroz, Residencial Araguaia, Andrade Reis, Retiro do Bosque, Buriti Sereno, Jardim Maranata, Vila Maria, Jardim Bonança, Cidade Vera Cruz, Parque Primavera, Parque Trindade e Americam Park. A lista das 22 novas unidades se completa com os três Cmeis que estão sendo construídos em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), por meio do projeto “Criança Cidadã”, nos bairros Marista Sul, Residencial Village Garavelo e Internacional Park.

Segundo o secretário de Educação, todas essas ações fazem parte do plano de governo do prefeito Maguito Vilela, que tem como prioridade ampliar o acesso da população à educação gratuita e de qualidade. “Com a informatização das matrículas e das escolas, Aparecida está acompanhando o desenvolvimento tecnológico. Com as novas unidades, também conseguiremos levar ensino à todas as nosas crianças e adolescentes”, pontuou.

ENSINO FUNDAMENTAL – O ensino fundamental de Aparecida também tem recebido investimentos. Duas escolas modelo foram construídas nos setores Agenor Modesto e Retiro do Bosque e também tiveram as aulas iniciadas no dia 21 de janeiro. Outra unidade está em construção no setor Madre Germana. As novas escolas do município possuem 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores, quadra de esportes coberta e atenderão 820 alunos, diminuindo a demanda de vagas nas regiões onde elas estão situadas.

Outra boa notícia é que todas as unidades escolares que possuem espaço para construção de quadra poliesportiva receberão a estrutura. Todos estes benefícios foram conseguidos junto ao Ministério da Educação, com contrapartida da Prefeitura.