SMS alerta população sobre os riscos do Sarampo

Por Frederico Noleto

16 de agosto de 2019

Por Frederico Noleto

16 de agosto de 2019


Foto: Arquivo

Ao contrário de outras grandes cidades do país que vêm enfrentando surtos de sarampo, Aparecida não registrou nenhuma ocorrência da doença no ano de 2019. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está em alerta e reforça a importância da vacinação como a medida mais eficaz de prevenção contra a propagação da doença. A imunização é oferecida gratuitamente durante todo o ano, para crianças e adultos de até 49 anos de idade, em 25 postos da cidade.

“Todas as pessoas que pretendem se deslocar para cidades com surtos confirmados devem se vacinar com 15 dias de antecedência, no mínimo” – pontua a coordenadora de Imunização no município, Renata Cordeiro. Ela explica que a primeira dose da vacina responsável pela imunização contra o Sarampo deve ser ministrada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses. “Aqueles que não se imunizaram neste período serão vacinados conforme a indicação para a idade. É importante alerta que não apenas as crianças estejam com seu cartão de vacinas atualizados mas os adultos também”.

A doença
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. Os sinais de contaminação costumam aparecer ao longo dos cinco primeiros dias e incluem febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta, conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Adultos com até 29 anos devem ter duas doses registradas em seu cartão e os com idade entre 30 e 49 anos, uma dose.

Postos de Vacinação
As vacinas contra o sarampo estão disponíveis em 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. São elas: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elísios; Jardim Florença; Tiradentes; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda; e Retiro do Bosque.

O serviço também é oferecido nos Cais Colina Azul e Nova Era, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h30, e no Centro de Saúde Papillon Park, das 7h30 às 18 horas. Já no Centro de Atendimento Ambulatorial o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira. das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas. Maiores informações pelo telefone 3545-6070.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)