SMS alerta sobre importância da vacinação contra o Sarampo

Por Camila Godoy

4 de julho de 2018

Por Camila Godoy

4 de julho de 2018


Foto: Divulgação

Vacina tríplice viral e tetra viral estão disponíveis em diversas unidades de saúde da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) está em alerta com os surtos de Sarampo registrados na região norte brasileira e, mais recentemente, no estado do Mato Grosso. Por isso, a pasta reforça a importância da vacinação contra a doença, que atualmente é a medida mais eficaz de proteção contra o vírus desencadeador do Sarampo. A imunização dos tipos tríplice viral e/ou tetra viral, eficazes nesse combate, é oferecida gratuitamente em 33 postos da cidade, para crianças e adultos.

A  primeira dose da tríplice viral, responsável pela imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Uma segunda dose, acrescida da imunização contra a varicela, é aplicada aos 15 meses. Para quem não se imunizou nesse período, as doses são aplicadas conforme a indicação para a idade. “É importante estar atento ao cartão de vacina e procurar nossas unidades de saúde para atualizá-lo sempre que necessário”, destaca o secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães.

A superintende de Vigilância em Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues, esclarece que os profissionais da saúde de Aparecida também estão atentos a qualquer suspeita de sarampo observada entre a população. “Todos os casos são notificados e investigados”, afirma. Segundo ela, além disso, são realizadas também, no Cais Nova Era, coletas de materiais para diagnóstico laboratorial.  

Postos de Vacinação

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h30. São elas: UBS Andrade Reis; Jardim Tiradentes I; Jardim Florença; Independência Mansões; Pontal Sul II; Delfiori; Bandeirantes; Jardim Riviera, Campos Elísios, Veiga Jardim, Bairro Independência, Caraíbas, Alto Paraíso, Jardim dos Ipês, Madre Germana, Mansões Paraíso, Buriti Sereno, Parque Trindade, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Jardim dos Buritis, Jardim Bela Vista, Vila São Pedro, Rosa dos Ventos, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

O serviço também é acessado nos Cais Colina Azul e Nova Era e no Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira das 8 às 18h30. Já no Centro de Atendimento Ambulatorial o atendimento ocorre também no mesmo horário e aos sábados, das 8 às 16h.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias, como as eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. Os sinais de contaminação costumam aparecer ao longo dos cinco primeiros dias e incluem febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta, conjuntivite e manchas vermelhas na pele.

Em 2016, o Brasil conquistou o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde. Contudo, desde fevereiro deste ano, os estados do Amazonas e Roraima têm registrado novos casos. De acordo com análises da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus que circula no estado é importado de outros países.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)