SMS atualiza área de cobertura das UBS´s para tornar atendimento ainda mais eficaz e humanizado

Por Frederico Noleto

20 de maio de 2019

Por Frederico Noleto

20 de maio de 2019

Foto: Frederico Noleto

Dando prosseguimento à série de medidas que estão aprimorando a gestão da Saúde na cidade de Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início ao processo de remapeamento das áreas de atuação das equipes do programa de Estratégia Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com esse reordenamento, novas famílias passarão a receber cobertura da ESF e muitos pacientes receberão atendimento em localidades mais perto de suas residências, tornando o serviço mais eficiente e humanizado. Para isso, a  SMS realizou estudos baseados em quesitos sociais, econômicos, epidemiológicos e geográficos.

Com a atualização, os moradores dos bairros Jardim Maria Inês e Jardim Mont Serrat, por exemplo, que antes não recebiam cobertura direta da Estratégia Saúde da Família e tinham que agendar suas consultas via telefone, agora estão sendo atendidos na UBS Cruzeiro do Sul. O secretário da pasta, Alessandro Magalhães, explica que a mudança proporcionará muito mais qualidade no atendimento, pois a equipe multiprofissional poderá acompanhar melhor o prontuário desses pacientes, realizando encaminhamentos e evitando filas desnecessárias.

O diretor de Gestão da Atenção Primária do município, Gustavo Assunção, explica que este primeiro remanejo também beneficiará os moradores do Parque Ibirapuera, que agora deixam de ser atendidos pelas equipes da UBS Vila Delfiore e passam a receber o atendimento na UBS Anhembi. Ele conta que a distância a ser percorrida pelos pacientes agora é bem menor e isso trará muito mais comodidade. “O cenário demográfico de Aparecida já é bem diferente de quando algumas unidades foram implantadas. Hoje, temos localidades altamente populosas que antes eram áreas sem ocupação. Em nossos estudos, ouvimos a população e levamos em consideração todas as sugestões levantadas. O resultado já está agradando”, informa.

Segundo ele, a atualização das áreas de cobertura das 69 equipes de ESF é resultado de políticas públicas promovidas pelo prefeito Gustavo Mendanha, que têm propiciado fórmulas inteligentes de aproveitamento das atuais estruturas pelo município, de forma que as pessoas gastem menos tempo tanto no deslocamento quanto na espera. Ele explica que essas mudanças foram balizadas nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

O coordenador do programa Estratégia Saúde da Família no município, Giovani Melo, informa que estas ações fazem parte de uma série de mudanças que estão sendo planejadas com a intenção de trazer mais conforto aos usuários. “Essas atualizações deverão ocorrer em diversas unidades e fazem parte da modernização da máquina que está sendo promovida pelo prefeito Gustavo Mendanha” – completa. Ele lembra ainda que este mapeamento será disponibilizado no site da Secretaria de Saúde.