SMS de Aparecida promove conscientização sobre AIDS e DSTs durante o Carnaval

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 08 de fevereiro de 2013 – Uma festa de educação em Saúde. Assim foi o lançamento da Campanha de Conscientização e Prevenção Contra a AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) que a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) lançou, na manhã de hoje, 08, no Posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-153, na saída para Hidrolândia, ponto estratégico para quem viaja durante o feriado.

A equipe de Educação em Saúde Contra a Dengue da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS deu o tom festivo do evento, com fantasias carnavalescas e muita agitação. Ao mesmo tempo, uma banda marcial formada por alunos de escolas municipais de Aparecida animou as atividades. Com o tema “Pule carnaval com consciência, se rolar sexo use camisinha”, a campanha incentivou o uso de preservativos para diminuir os riscos de contaminação.

Ao longo do dia, foram realizadas duas Blitz educativas: a da abertura, na BR 153, e, após as 14h, na Avenida Rio Verde, ambas com entrega de material educativo (ao todo, foram entregues 1.500 kits Lixo Car com preservativos e folders voltados às DST/Aids, Dengue e prevenção de acidentes). Além disso, todas as unidades de Saúde do município distribuíram folhetos e preservativos. As instituições parceiras da SMS na campanha foram a Polícia Rodoviária Federal, o SAMU e a Coordenação Estadual de DST/Aids

Dados do Ministério da Saúde apontam que nos últimos anos o uso do preservativo vem caindo em todas as faixas etárias. Os jovens ainda são o grupo que mais usa o método de prevenção. De acordo com o banco de dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, no ano de 2011, dos 874 pacientes que realizaram exames 36,2% não usaram camisinha com parceiro fixo no último ano e 14,1% usaram todas as vezes. Já em relação aos parceiros eventuais, 14,7% usaram o preservativo todas as vezes e 6,7% não usaram.

“O trabalho de educação em Saúde funciona. Estamos em permanente contato com o CTA e constatamos que, sempre após as campanhas, o número de atendimentos no Centro aumenta. Em janeiro, após a campanha contra a AIDS, o número de atendimentos duplicou, foram quase 200 pacientes testados. Muitas pessoas ainda não tomam os cuidados necessários e não se protegem, por isso é vital que continuemos lutando para conscientizar a população. O resultado pode não ser tão rápido e eficaz quanto gostaríamos, mas é uma batalha que nunca pode parar,” afirma a coordenadora de DST/AIDS da SMS, Luzia Oliveira.