SMS realiza 2ª edição de Prevenção e Testagem de HIV e Sífilis

9 de maio de 2017

Atividade marca o  Dia Mundial da Saúde e prevê a realização de atendimento em cinco locais distintos.

Aparecida de Goiânia, 1° de Abril de 2013 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, mantido Diretoria de Epidemiologia, realiza de hoje, 01, até sexta-feira, 05, a segunda Mobilização de Prevenção e Testagem de HIV e Sífilis em Aparecida de Goiânia. A atividade integra as comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, no próximo domingo, 7.

O atendimento será realizado em cinco locais diferentes: Instituto Federal de Goiás (IFG), Faculdade Unifan e Faculdade Padrão, onde o alvo são os estudantes e funcionários, e duas boates da região dos Motéis (BR 153), onde o atendimento será voltado aos profissionais do sexo, entre mulheres e travestis (veja abaixo o cronograma).

O processo de testagem completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes de depois do teste. É importante ressaltar o período de Janela Imunológica, que é o tempo entre a exposição do indivíduo ao vírus e o surgimento de marcadores detectáveis no organismo.

Em Aparecida, o Teste Rápido de diagnóstico para HIV foi implantado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em agosto de 2011, e os testes de triagem para Sífilis e Hepatite B e C em fevereiro de 2012. Desde então, aumentou a procura por atendimento no centro. Os testes são indicados às pessoas que passaram por situações de risco como relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; compartilhamento de agulhas e seringas; transfusão de sangue e de mãe para filho durante a gestação.

“As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são adquiridas principalmente por contato sexual, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas”, informou a Coordenadora Municipal do Programa de DST/AIDS e Hepatites Virais, Luzia dos Santos Oliveira.

Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. Isso requer que a pessoa que faz sexo sem camisinha procure o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. “O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS”, explicou Luzia.

DADOS – No município de Aparecida de Goiânia, em 2012, foram registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, 42 casos de HIV, 39 casos de AIDS, 08 gestantes HIV+, 04 crianças exposta ao HIV+, 206 casos de Hepatites, 66 Sífilis em gestante, 13 Sífilis Congênita e 92 Sífilis Adulto. Em 2013, já foram notificadas 10 gestantes com sífilis e 06 casos de HIV em adultos.

Sugestão de Pauta:

Assunto: SMS realiza 2ª edição de Prevenção e Testagem de HIV e Sífilis

Data: 1º à 5 de abril de 2013 (segunda à sexta-feira).

Locais: IFG, Unifan, Faculdade Padrão e boates da região dos motéis (os nomes dos estabelecimentos não serão divulgados para preservar a integridade da população atendida).

Cronograma:

INSTITUIÇÃO