SMS realiza Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite nas escolas a partir de segunda, 21

Por Ana Clara Dias - SMS

17 de agosto de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

17 de agosto de 2017

Foto: Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza de 21 a 31 de agosto Campanha de Vacinação contra HPV e Meningo C (Meningite) em 16 escolas do município. Para a vacina contra HPV as doses são oferecidas para meninas de 09 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Já a vacina contra Meningo C, o Ministério da Saúde preconiza imunizar meninos e meninas de 12 a 13 anos 11 meses e 29 dias.

É importante ressaltar que meninas que iniciaram o esquema vacinal e não retornaram para receber a 2° dose, poderão ser vacinadas após 15 anos, sem necessidade de reiniciar o esquema. A campanha prevê a imunização de  5.444 alunos de 16 escolas de Aparecida.

O objetivo da campanha nas escolas é facilitar o acesso a vacinação para adolescentes, que geralmente apresentam maior resistência para procura do serviço. A SMS também tem como meta aumentar as coberturas vacinais, conferindo proteção e prevenção de doenças causada pelo HPV e meningite C.

Equipes da SMS compostas por enfermeiros, técnicos em enfermagem, administrativos e agentes comunitários de saúde comparecerão às escolas em dois momentos: primeiro, para repassar informações pertinentes a vacinação e sua importância, além de entregar comunicados e termos para a escola e responsáveis legais. No segundo momento acontecerá a vacinação.  Ao todo, 50 servidores da SMS estão envolvidos na ação.

Prevenção – A imunização contra HPV pode prevenir cânceres de colo de útero, vagina, vulva, pênis, garganta e ânus, verrugas genitais e infecções que estão diretamente relacionadas ao HPV. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina contra a Meningite C passou a ser disponibilizada pelo SUS no ano de 2017 na faixa etária de 12 a 13 anos para meninos e meninas. As doses protegem contra a doença causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Em adolescentes, a vacina contra a meningite demonstra uma excelente resposta, garantindo assim, alta proteção até a idade adulta. Mesmo os adolescentes que já receberam essa vacina na infância devem receber um reforço aos 12 anos.

Meta – A SMS espera vacinar, no mínimo, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação; que são meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos para HPV e ambos os sexos para Meningo C na idade de 12 a 13 anos em conjunto com as ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde com a comunidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Campanha de Vacinação contra HPV e Meningite nas escolas de Aparecida