Saúde de Aparecida de Goiânia reforça importância do uso da máscara na prevenção do Coronavírus

Por Frederico Noleto

10 de junho de 2020

Por Frederico Noleto

10 de junho de 2020

Foto: Arquivo Secom

A prefeitura de Aparecida de Goiânia tem desenvolvido uma série de iniciativas de enfrentamento à Covid-19 no município, sendo que uma das mais importantes é a promoção de medidas de prevenção, por meio da conscientização da população. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância do uso correto da máscara de proteção, que evita o contágio do Coronavírus por via aérea, uma de suas principais formas de transmissão. Soma-se a isso a correta higienização das mãos com água e sabão e de utensílios utilizados com frequência. Segundo técnicos sanitários, essas medidas podem salvar vidas.

“O uso da máscara é extremamente importante no momento em que estamos vivendo. Sabemos que a máscara usada de forma adequada, cobrindo a boca e o nariz, pode evitar a disseminação de gotículas, ou seja de saliva. Evite tocar nelas, principalmente na parte da frente. Se tocar, lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel” – pontua a chefe de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde e Segurança do Paciente da SMS, Núria Neres.

Ela alerta também para a forma correta de retirar a máscara de proteção: “Não se deve tocar na parte da frente da máscara, você deve retirá-la pelas laterais, puxando as alças elásticas. Se ela for descartável, após retirá-las, jogue-as no lixo para que tenham a destinação correta. Substitua ela por uma limpa e seca sempre que observar que ela está úmida. Se for uma máscara caseira, a lavagem deve ser com água e sabão. É indicado deixá-las de molho na água com água sanitária. Nunca reutilize uma máscara se ela for do tipo descartável”.

Pesquisa sobre a efetividade da máscara

Um estudo divulgado pela Associação Japonesa de Doenças Infecciosas sugere que uma simples conversa próxima a outra pessoa pode espalhar o vírus, sem tosses e espirros. Essa descoberta revelada pelos cientistas japoneses em fevereiro revelou que partículas do micrômetro podem transmitir o Coronavírus quando as pessoas estão próximas umas das outras. “Todos devemos evitar aglomerações e manter o distanciamento de pelo menos um metro de outras pessoas. É importante usar a máscara de proteção sempre que receber uma entrega” – reforça Núria Neres.

Outra pesquisa publicada no dia 28 de maio pela revista médica inglesa The Lancet realizou uma revisão de 172 outras pesquisas relacionadas à infecção por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e pelo Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Essa nova pesquisa, que reúne dados coletados em 16 países, aponta que o efeito de proteção (com pessoas que utilizam máscaras) aumenta conforme a distância. Segundo os pesquisadores, a chance de contaminação em espaçamentos inferiores a 1 metro é de cerca de 13%. Com o distanciamento superior a 1 metro essa chance cai para 2,6%. Ainda segundo o estudo, a proteção dos olhos com os equipamentos de proteção individual (EPIs) (face shield ou óculos de proteção) pode reduzir o risco de infecção de 16% para 5,5%.

Clique aqui e confira as orientações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o uso de máscaras faciais não profissionais