SMTA discute mobilidade urbana em Fórum promovido pela FNP

Foto: Arquivo/SMTA

Aparecida de Goiânia, 02 de abril de 2014 – O Superintendente Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), Valdemir Souto, participa nesta quarta-feira e quinta-feira, 02 e 03, do Fórum promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado em Porto Alegre-RS. O Fórum “OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA” tem como objetivo discutir e melhorar a mobilidade nas cidades representadas pela frente.

“Estamos aqui para conhecer meios e inovações, além de conhecimento e ideias na área de mobilidade urbana para aproveitarmos e implantarmos em Aparecida”, informou o superintendente.

Buscando melhorar a mobilidade urbana em Aparecida, a prefeitura construiu o Eixo Viário Norte Sul 3 (ENS-03), ligando o Centro do município à Avenida São Paulo e consequentemente ao Centro de Goiânia, tirando ainda o fluxo de veículos pequenos da BR-153.

Há ainda as construções de mais dois Eixos Viários. Com 13,5 quilômetros de extensão, o Eixo Viário Norte Sul 1 (ENS-01) abrange a região leste da cidade. A obra ligará a região do Santa Luzia, partindo da Avenida Bela Vista até a região industrial da cidade onde estão localizados o Pólo Logístico, o Distrito Industrial Municipal de Aparecida de Goiânia (Dimag) e o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag). A via expressa também desafogará a BR-153 ao atender moradores, trabalhadores e estudantes, e ainda servirá de opção para o escoamento de riquezas de Aparecida.

Já o Eixo Norte Sul 05 (ENS-05) será responsável por conectar cinco grandes avenidas da Região Oeste de Aparecida e interligar bairros como Hilda, Cidade Vera Cruz, Jardim Helvécia e Cardoso 1 e 2, por uma rotatória elíptica sobre o córrego Tamanduá. Toda essa nova malha viária estará ligada à porção oeste do anel viário, dando fluidez ao trânsito.

As obras do ENS-01 foram iniciadas no final de 2013 e serão retomadas logo após o período chuvoso. O ENS-05 está em fase de licitação e a expectativa é de fiquem prontos ainda no final deste ano. O investimento será de R$ 70 milhões, dividido em partes iguais entre a Prefeitura e o Banco Andino.