Ações educativas da SMTA ajudam a tornar o trânsito de Aparecida cada vez mais seguro

Por Rafael Freitas

8 de fevereiro de 2019

Por Rafael Freitas

8 de fevereiro de 2019


Foto: Rodrigo Estrela

Agentes de trânsito intensificam trabalhos para a conscientização de condutores e pedestres com o objetivo de promover a tranqüilidade nas vias de Aparecida

Promover um trânsito seguro é uma responsabilidade de todos, desde pedestres, ciclistas e motoristas. Respeito às normas e responsabilidade são importantes aditivos para evitar acidentes e tornar o trânsito seguro. A garantia disso está relacionada, principalmente, a atitude de todos nas vias públicas da cidade. Para isso, a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) atua, durante todo ano, na realização de blitzen educativas nas principais ruas e avenidas do município.

O diretor de Educação para o Trânsito, José Anchieta, afirma que o trabalho da pasta tem como objetivo garantir a segurança de todos e preservar a vida das pessoas. “Nossos agentes de trânsito trabalham nas ruas distribuindo informativos e conscientizando pedestres e condutores. Nosso alerta é para que todos tenham responsabilidade ao conduzir veículos e respeito à sinalização”, destacou. Ele salienta que as bltizen educativas ocorrem nas imediações das escolas, CMEIs, vias com alto fluxo de veículos e nos pólos industriais da cidade.

Diariamente as equipes orientam sobre melhor forma para travessia da faixa de pedestres, a proibição de estacionamento em fila dupla, uso de celular ao volante, necessidade da cadeirinha para o transporte de crianças e importância do uso do cinto de segurança. Com a aproximação dos festejos de Carnaval, a SMTA intensificará as ações educativas com equipes na Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping. No local será realizada uma blitz educativa com orientação aos motoristas e pedestres, principalmente sobre a mistura de álcool de direção. A ação terá início no dia 22 de fevereiro e o encerramento será no dia 28, na Avenida Igualdade, no setor Garavelo.

Além disso, em maio será realizada a campanha “Maio Amarelo” que visa alertar o maior número de pessoas sobre os riscos de se desrespeitar as leis de trânsito, com ações voltadas para a conscientização e prevenção a acidentes e infrações ao volante. “A cor amarela é escolhida porque, no semáforo, ela significa “atenção”. Nosso objetivo é alertar sobre riscos e prevenção a acidentes e promover um trânsito seguro para todos, pedestres e condutores”, afirmou Anchieta.

Segundo o secretário de Mobilidade, Luziano da Costa Vale, o principal objetivo é garantir a segurança de todos e preservar a vida do cidadão. “Aparecida já vem desenvolvendo campanhas educativas ao longo dos anos e tem tido um resultado eficiente. São ações, palestras e trabalhos nas escolas, com crianças, motoristas, ciclistas, enfim, com toda população”, enfatizou.

Benefício – A SMTA ainda oferece o cartão de estacionamento para o deficiente e para a pessoa idosa à partir de 60 anos. Para adquirir o documento, o interessado deve procurar o órgão de fiscalização de trânsito, no Setor Araguaia, e apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e Carteira Nacional de Habilitação. Para a pessoa com deficiência é necessário apresentar atestado médico que comprove a situação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)