“Só a educação é capaz de formar cidadãos”, disse Gustavo Mendanha ao visitar colégio estadual em Aparecida

Por Rafael Freitas

4 de dezembro de 2019

Por Rafael Freitas

4 de dezembro de 2019

Foto: Jhonney Macena

O prefeito Gustavo Mendanha visitou na manhã desta quarta-feira, 04, o Colégio Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, no setor Santa Luzia, para conhecer o Projeto Estudantes de Atitude, que tem como objetivo fomentar a cidadania. Marcaram presença o governador Ronaldo Caiado e os secretários municipais Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Roberto Cândido (Mobilidade e Defesa Social).

O pátio do colégio que estava ocioso e sem qualquer utilização agora possuí uma horta comunitária e uma quadra de areia para as aulas de educação física. O espaço foi revitalizado pelos próprios alunos com a participação dos pais, comerciantes da região e apoio da Prefeitura de Aparecida. As secretarias de Desenvolvimento Urbano e Saúde do município doaram parte dos materiais necessários para a implantação da horta e quadra de esporte na escola, como pneus, areia e terra temperada.

“Só a educação é capaz de formar cidadãos e construir uma sociedade melhor para todos. Os estudantes aqui foram os mentores desse projeto e hoje observamos o resultado de perto. A horta comunitária está ganhando forma e tudo é resultado do trabalho deles”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha ao destacar que a prefeitura colaborou com a escola estadual.

A diretora do colégio, professora Maria Auzemira, disse que o projeto tem como objetivo principal trabalhar a cidadania na escola. “A ideia é fazer com que os alunos aprendem sobre cidadania e que eles sejam idealizadores de bons projetos de sustentabilidade. E a escola é o lugar ideal para esse tipo de iniciativa”, completou.

No final, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância do projeto Estudantes de Atitude. Segundo ele, o projeto prevê a elaboração de projetos que mostrem um olhar cuidadoso com a comunidade escolar ou com a infraestrutura da escola. O governador destacou ainda que as melhores escolas serão premiadas financeiramente.

O projeto conta também com o apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público de Goiás (MPGO), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Saneago, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros.