Soma de R$ 9 milhões em verbas parlamentares é viabilizada pela secretaria de Projetos e Captação de Recursos para a Saúde

Por Frederico Noleto

6 de fevereiro de 2019

Por Frederico Noleto

6 de fevereiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Graças à eficiente articulação do prefeito Gustavo Mendanha junto aos parlamentares goianos para assegurar cada vez mais recursos a serem investidos em diversas áreas do município e principalmente na área da Saúde, a cidade de Aparecida deverá contar com um reforço muito bem-vindo neste ano de 2019. Ao todo, o município deverá ser beneficiado com 14 emendas apresentadas e aprovadas, como parte da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, que totalizam montante de R$ 9.286.573,68. “É reconfortante saber que, apesar dos desafios de ordem econômica enfrentados pela atual gestão estadual, a cidade de Aparecida poderá contar com esses recursos tão necessários a população” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

“O prefeito Gustavo Mendanha tem firmado diversas parcerias estratégicas para ampliar e melhorar os serviços de Saúde da nossa cidade. Em 2018, seu bom trânsito entre os representantes das bancadas parlamentares viabilizou inaugurações e custeio de diversas unidades, para atender nossa população. Em 2019, nossa expectativa é avançar ainda mais. Construir, reformar e equipar espaços, além de oferecer novos e melhores serviços para o cidadão”, explica o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Foto: Claudivino Antunes

Dentre os destaques está a emenda parlamentar do deputado estadual Luis César Bueno (PT) que garantirá R$ 2.781.573,68 para a aquisição de equipamentos médicos; uma outra que garantirá R$ 1.581.000,00, de autoria do deputado Manoel de Oliveira (PSDB), para custeio de despesas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); há ainda a emenda do deputado Karlos Cabral (PDT), no valor de R$ 1.000.000,00, também para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e R$ 603.000.00, oriundos de uma emenda parlamentar  da deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) para a aquisição de equipamentos para o Centro de Especialidades e a compra de 26 kits odontológicos para o Programa de Saúde Bucal do município.

O secretário de Projetos e Captação de Recursos, Einstein Paniago, tem se reunido nos últimos dias com técnicos da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) para acertar as últimas tratativas. “Assim que o repasse das verbas for autorizado pelo governador Ronaldo Caiado iniciaremos as licitações. Já montamos todo o processo para dar início aos trâmites legais. Na prática a cidade de Aparecida de Goiânia atende diversos municípios do estado e por isso este reforço será muito bem-vindo. Estamos nos adiantando para que os benefícios possam chegar o quanto antes para a população” – explica o secretário.

Além das emendas dos parlamentares citadas acima, o município também aguarda o despacho do governador para o repasse de outras cinco verbas dos deputados Francisco Jr (PSD) – R$ 680.000,00, Marlúcio Pereira (PSDB) – R$ 401.000,00; Daniel Messac (PTB) – R$ 300.000,00; Wagner Siqueira (MDB) – 250.000,00; Charles Bento (PRTB) –190.000,00; Karlos Caberal (PDT) – 150.000,00 e Humberto Aidar (MDB) – 150.000,00). Todos os recursos também serão destinados para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida e têm finalidades distintas, como a reforma e ampliação das unidades de saúde, a aquisição de ônibus e vans para serem utilizados como unidades de ambulatório móvel e também para aquisição de ambulâncias para o município.

Atendimento médico em uma Unidade Básica de saúde – Foto: Wigor Vieira