Sorteadas 300 famílias para cadastro reserva do Residencial Buriti Sereno

Por Rodrigo Augusto

26 de junho de 2018

Foto: Enio Medeiros

O sonho da casa própria permeia o sono de muitos aparecidenses. E esse sonho pode se tornar real para outras 300 famílias carentes da cidade. Isso porque foi realizado e transmitido ao vivo ,via Facebook, na tarde desta terça-feira, 26, no Paço Municipal, o sorteio para o cadastro reserva de 300 apartamentos para o empreendimento habitacional Residencial Buriti Sereno I, II e III. A ação transparente foi realizada pela secretaria executiva de Habitação e contou com a presença de representantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, Conselho Municipal de Habitação, Agência Goiana de Habitação (Agehab), vereadores, Caixa Econômica Federal e populares.

Ao todo, 10.337 famílias aptas participaram do sorteio que foi feito por grupos: 5% das unidades estão reservadas a pessoas idosas; 5% a pessoas com deficiência; e as demais seguem outros critérios definidos no edital, como famílias chefiadas por mulheres, residentes há mais de 5 anos no município, renda salarial entre outros. Os contemplados entraram para o cadastro reserva e quando forem convocados pela secretaria terão um prazo para apresentar a documentação exigida na Secretaria Executiva de Habitação.

Em junho de 2017 foi realizada a primeira seleção que contemplou 500 sorteados (pela Prefeitura de Aparecida) e outros 148 ficaram no cadastro de reserva. “Ao longo do processo diversas famílias foram inabilitadas por questões diversas. Entre elas estava a não apresentação da documentação completa, não morar no município ou desistir do empreendimento. Agora, realizamos este novo sorteio atendendo uma exigência da Caixa”, explicou o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico André Rosa.

Click aqui e assista a transmissão do sorteio no Facebook

Sob olhares atentos de diversas testemunhas, o sorteio foi realizado através de um software da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “O processo não possui nenhuma interferência humana, nosso sistema foi aprovado pelo Ministério Público e outros órgãos, demonstrando total transparência da gestão municipal”, pontuou André Rosa.

Habitação – O Residencial Buriti Sereno conta com 832 apartamentos, sendo que a Prefeitura de Aparecida ficou responsável pela seleção de 500 famílias e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) pelas 332 unidades restantes. Os apartamentos possuem 41,39 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço –, distribuídos em 52 torres de quatro andares, com 16 unidades em cada torre, na Avenida 100-A, esquina com Avenida das Nações, no Bairro Itapuã que faz divisa com o setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. A obra foi financiada pelo governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, e com investimentos do governo estadual e municipal. Segundo previsão da Secretaria Executiva de Habitação, o empreendimento será entregue às famílias no segundo semestre deste ano.