Por Rafael Freitas

23 de agosto de 2018

Por Rafael Freitas

23 de agosto de 2018

O objetivo é estabelecer um canal de negociação entre as partes para a implantação de programas de prevenção dos agravos e riscos ocupacionais, regularização das atividades e a necessidade de edição de normas técnicas no âmbito da saúde.

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio da Superintendência em Saúde, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público de Goiás (MP-GO), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços e Combustíveis e Derivados de Petróleo (Sinpospetro-GO) estarão nesta sexta-feira, 24, à partir das 7h30, no Instituto Federal de Goiás (IFG) em Aparecida, para uma reunião pública com os trabalhadores de postos de combustíveis e seus representantes.

O intuito é analisar o perfil de saúde dos empregados e população circunvizinha de postos de combustíveis e estabelecer ações efetivas de vigilância em saúde à população exposta ao benzeno, substância considerada cancerígena. Além disso, o objetivo do encontro é de estabelecer um canal de negociação entre as partes para a implantação de programas de prevenção dos agravos e riscos ocupacionais.

Estarão na mesa de discussão o secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães; secretário estadual de saúde, Leonardo Vilela; superintendente do MPT em Goiás, Eduardo Genner de Sousa Amorim, procurador do Ministério Público do Trabalho – Goiás, Tiago Ranieri de Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Adriano Montovani, diretor do Sinpospetro, Hélio Araújo, e representante do Sindiposto.

No encontro será discutido a implantação de um projeto de vigilância da saúde do trabalhador (VISAT) e vigilância  em saúde ambiental para intervenção nos ambientes e nas condições de trabalho de empregados e população exposta ao benzeno. Serão apresentadas irregularidades apontadas por pesquisa, medidas de controle para reduzir a exposição de frentistas aos riscos ocupacionais e ambientais, a regularização das atividades e a necessidade de edição de normas técnicas no âmbito da saúde.

Projeto Benzeno

A cidade de Aparecida de Goiânia será um dos municípios a receber o Projeto Benzeno. A meta contempla inspeções em postos de combustíveis a varejo (PRCV), aplicação de questionários com os trabalhadores e população vizinha e intervenções, visando reduzir os riscos decorrentes do processo de trabalho, realizando ações de promoção, prevenção e proteção como preconiza as diretrizes do SUS.

Substância

O Benzeno é considerada a quinta substância de maior risco à saúde segundo critérios do programa das Nações Unidas de Segurança Química. Além de ser encontrada na gasolina, o benzeno é utilizado em indústrias químicas e laboratórios e encontrado em parques petroquímicos, de refino de petróleo, nas companhias siderúrgicas e outros. A substância oferece riscos e efeitos agudos e crônicos como sonolência, cefaléia, convulsões, leucemia, doenças respiratórias, alterações cromossômicas e neurológicas, etc.

Serviço:

Assunto: Substância que oferece riscos aos empregados de postos de combustível e população será tema de reunião pública nesta sexta-feira, 24

Data: 24 de agosto de 2018 (sexta-feira)

Horário: 7h30

Local: Auditório do Instituto Federal de Goiás – Bloco C – Campus Aparecida. Avenida Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, quadra 1, lote 1A, s/n, Parque Itatiaia – próximo ao Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa)