Terceira linha interbairros irá beneficiar 130 mil usuários por mês em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

28 de agosto de 2018

Por Rodrigo Augusto

28 de agosto de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Usuários do transporte coletivo de Aparecida de Goiânia ganharão na próxima quinta-feira, 30, a terceira linha interbairros da cidade. O novo itinerário irá ligar o Terminal Maranata ao Terminal Cruzeiro, sem passar pelo Terminal Garavelo, percorrendo ruas do Jardim Tiradentes, o que diminuirá o tempo da viagem entre regiões extremas da cidade e dando maior comodidade aos passageiros. Segundo o Departamento de Planejamento da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a linha 973 irá atender aproximadamente 130 mil pessoas mensalmente.

Ao longo do trajeto de 37 Km, a nova linha passará por bairros e vias importantes como Avenida São João, Avenida Graça Aranha, Avenida Rio Verde, Alameda Santos Dumont, Avenidas V-5 e V-6, no Setor Cidade Vera Cruz, Avenida Uirapuru, Avenida das Nações, Avenida Central no Parque Ibirapuera, Avenida Dr.Epitácio S. Cruz, BR-060/Anel Viário, entre outras. Pelo cronograma da linha estão previstas 49 viagens diárias com tempo médio de aproximadamente 1h25 para cada percurso sendo eles de ida e volta.

O lançamento do novo itinerário, que atenderá 82 pontos de embarque e desembarque, será acompanhado pelo prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Veter Martins, secretários da gestão municipal, vereadores e representantes dos órgãos reguladores do transporte coletivo. Os membros da comitiva serão os passageiros da primeira viagem do nova linha que contará com 82 pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros.

O lançamento da terceira linha interbairro está dentro do cronograma estabelecido pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos de Aparecida de Goiânia – RMTC Aparecida, que foi criada em maio desde ano com objetivo de interligar regiões distintas do município por meio de seis novos itinerários do transporte público. As linhas 970-Terminal Araguaia/Santa Luzia (via Parque Industrial) e 972-Terminal Maranata/Terminal Araguaia já estão em operação e até novembro as outras três previstas no projeto entrarão em funcionamento.

Infraestrutura

Atendendo pedido do prefeito Gustavo Mendanha, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) já iniciou as obras de construção de uma elipse no trecho da BR 060/Anel Viário, que fica entre os bairros Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros, onde a nova linha de ônibus irá passar, oferecendo mais uma opção de transporte público para os moradores daquela região.

As duas primeiras linhas interbairros de Aparecida já estão em operação. A primeira implantada foi a 970 que liga o Terminal Araguaia ao Setor Santa Luzia e atende, em média 32 mil usuários por mês. A segunda, é a 972 que liga o Terminal Maranata ao Terminal Araguaia e atende, em média, 64 mil passageiros mensalmente. As próximas linhas a entrarem em funcionamento são 971 – Terminal Garavelo/Terminal Veiga Jardim/Terminal Araguaia (Via Polo Empresarial) – 27/09/18; 974 – Terminal Cruzeiro/Santa Luzia (via Buriti Shopping) – 31/10/18 e 975 – Terminal Veiga Jardim/Centro/Parque Industrial – 20/11/18.

Cidade Inteligente

As Linhas Interbairros fazem parte do projeto ‘Cidade Inteligente’ que tem como objetivo otimizar os serviços públicos, visando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Quem utiliza o transporte coletivo pode consultar os horários das viagens em tempo real por meio do Aplicativo SIMRMTC, disponível para smartphones em todos os sistemas operacionais. Além disso, os horários de todas as linhas que atendem a Região Metropolitana estão disponíveis no site: www.rmtcgoiania.com.br.

Assunto: Lançamento da Terceira Linha Interbairros de Aparecida

Data: 30 de agosto de 2018 (quinta-feira)

Local: Terminal Maranata