Terminal Maranata passa a receber benefício da Meia-Tarifa no próximo sábado

Por Thiago Oliveira

25 de janeiro de 2023

Por Thiago Oliveira

25 de janeiro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Cinco linhas alimentadoras que atendem os bairros da região passam a custar apenas R$ 2,15. Medida que começou no Terminal Vila Brasília visa incentivar o uso do transporte público na cidade

Mais um terminal de Aparecida de Goiânia começará a receber o benefício da Meia-Tarifa. A partir do próximo sábado, 28/01, as linhas alimentadoras do Terminal Maranata terão o custo reduzido pela metade, com cobrança de apenas R$ 2,15 para a população circular dentro da cidade usando o bilhete único ou o Cartão do Trabalhador.

O benefício da Meia-Tarifa é uma parceria entre a Prefeitura de Aparecida e a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). No último dia 7, cinco linhas do Terminal Vila Brasília foram as primeiras a receber o modelo de benefício em linhas que ligam os bairros de Aparecida aos terminais da cidade. Ao todo, serão 32 linhas beneficiadas até o fim da implementação.

“É mais um benefício que chega a Aparecida para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores que usam o transporte coletivo. A Prefeitura de Aparecida começará a pagar o subsídio já neste início do ano, para garantir o desconto na tarifa de quem pega ônibus para andar só dentro da cidade”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

No Terminal Maranata são três linhas que devem receber a Meia-Tarifa: a linha 570, que liga o Terminal ao Madre Germana I, 571, do Maranata ao Madre Germana II e 576, linha que atende ao Jardim dos Ipês.

Mudança no embarque

Neste primeiro momento, assim como ocorreu no Terminal Vila Brasília, o Maranata será aberto para embarque nas linhas alimentadoras, ou seja, sem linhas de bloqueio e sem catracas para acesso. O embarque deverá ser realizado pela porta da frente do veículo nas linhas alimentadoras, fazendo uso do Bilhete Único.

Para embarcar nas linhas com destino a Goiânia, o acesso ao ônibus será feito por meio de pagamento pré-embarque no validador Sitpass e com acesso à plataforma principal, ou seja, os embarques continuarão sendo feitos pela porta traseira dos ônibus nas linhas que vão para a capital.

Como vai funcionar

Qualquer morador de Aparecida, ao embarcar no ônibus, vai pagar apenas R$ 2,15 para circular dentro da própria cidade, sendo, assim, contemplado com a Meia Tarifa. Caso o morador precise ir até o terminal para fazer a integração, pegar uma outra linha que sai do terminal, ele vai acessar o ônibus diretamente pela porta da frente e, nele, fazer a validação do seu Cartão Bilhete Único.

Quem estiver indo para Goiânia deverá pagar o complemento de R$ 2,15. Para isso, será preciso validar o cartão Bilhete Único no validador que dá acesso às linhas com destino à capital.

Com este novo modelo de embarque, feito pela porta da frente dos ônibus das linhas alimentadoras, é importante que os usuários respeitem a ordem de chegada e a fila para o embarque.

A expectativa é que, com a Meia Tarifa, a população de Aparecida possa utilizar o sistema de transporte público coletivo com mais frequência, fazendo uso do ônibus e do benefício para resolver suas atividades sociais no dia a dia dentro da própria cidade.

Quando usar o Bilhete Único

O Bilhete Único será utilizado para que o usuário pague a Meia Tarifa local (faça suas viagens internas), assim como para viabilizar, quando for o caso, o acesso ao segundo trecho e pagamento da segunda meia tarifa. Confira alguns exemplos práticos de viagens com a chegada da Meia Tarifa a Aparecida.