Tia Deni é empossada secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Por Rackel Vieira

9 de março de 2023

Por Rackel Vieira

9 de março de 2023


Foto: Claudivino Antunes

Pedagoga e bacharel em direito, Tia Deni assume a pasta recém-criada pelo prefeito de Aparecida após experiência de seis anos como secretária executiva da Mulher; na ocasião, também foram lançados os projetos “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas” e “Mulheres em suas Múltiplas Funções”

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 08 de março, ficará marcado na história de Aparecida de Goiânia. A partir desta data, a cidade terá, pela primeira vez, uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Eudenir de Souza, conhecida popularmente como Tia Deni, foi empossada como titular da pasta pelo prefeito Vilmar Mariano.

O prefeito ressalta que ela foi escolhida para o cargo pela experiência que acumulou nos seis anos em que permaneceu como secretária executiva da Mulher de Aparecida. “Criamos a pasta para ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres aparecidenses. Escolhi Tia Deni por sua vasta experiência, tenho certeza que ela vai cuidar, com muita competência, das pautas desse público que é tão importante”, destacou o prefeito.

O gestor sancionou a Lei Complementar Nº 203, no último dia 09 de fevereiro, que atualiza a Estrutura Organizacional Administrativa do Poder Executivo Municipal e cria a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres. O gestor apresentou a nova secretaria oficialmente no dia 14 do mesmo mês, ao lado da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no evento de entrega do Condomínio Habitacional Chácara São Pedro.

Até então, a pasta era vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. Agora, ganha status de secretaria e, na estrutura da administração, fica ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Conforme Tia Deni, a prioridade da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres será criar a casa de passagem. A instituição funciona como espaço público para acolher pessoas afastadas do núcleo familiar, neste caso, o público feminino.

“A nossa missão será planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres em Aparecida, especialmente no que tange a questão da violência. Hoje, mais de mil mulheres no município têm que conviver com medidas protetivas. Então essa será apenas uma das nossas lutas”, destaca a gestora.

Junto com a nova Secretaria, também será criado o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), ligado a pasta, que prestará atendimento jurídico, psicológico e de assistente social. Além de oferta de cursos de capacitação e encaminhamento das mulheres para o mercado de trabalho. “Nossa meta é espalhar as unidades do CRAM nos quatro cantos da cidade e prestar toda assistência as nossas mulheres”, pontuou Eudenir.

A vereadora Camila Rosa (PSD) destacou a importância da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres em Aparecida. “A Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar que cria essa nova secretaria. Todos os parlamentares entenderam a importância da implantação da pasta no município e eu, que sou militante da causa, fiquei muito feliz. Aparecida precisava dar esse salto e ampliar políticas públicas que combatem a violência contra a mulher, que garanta seus direitos e melhor qualidade de vida”, ressaltou.

Perfil

Com 54 anos de idade, Tia Deni é natural de Brasília (DF) e escolheu Aparecida de Goiânia para morar, desde 1984. Ela é viúva do ex-vereador João Antônio e mãe do Gustavo de Souza. Advogada, empresária no ramo da educação há 32 anos, começou a vida pública em 1986 como professora do Colégio Estadual Rui Barbosa, no setor Vila Alzira. No ano seguinte, Tia Deni foi eleita diretora da unidade, e cumpriu o mandato por três anos. Em 2017, na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, foi convidada a assumir a Secretaria Executiva da Mulher na Secretaria de Assistência Social, função a qual ocupou até agora.

Durante esses seis anos à frente da Secretaria Executiva da Mulher, Tia Deni desenvolveu campanhas temáticas de Prevenção Contra a Violência Doméstica e Familiar, Crime de Importunação Sexual, Divulgação da Central de Atendimento à Mulher DISQUE 180 nos ônibus e terminais de transporte coletivo. Também foram intensificadas campanhas voltadas ao combate ao câncer de mama e colón de útero, que inclui várias edições da marcante “Caminhada Eu Vou de Rosa!”.

Projeto “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas”

Depois de empossada, a nova secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Tia Deni, realizou seu primeiro ato como secretária.  Ela lançou o projeto “Quem Ama Cuida! Lei Maria da Penha nas Escolas” que tem como objetivo levar o debate sobre a violência contra a mulher para dentro das escolas por meio de rodas de conversa com os alunos, educadores e os familiares.

A iniciativa será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Rede de Atenção e Proteção a Mulher em Situações Violência, composta pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Aparecida de Goiânia, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, das Secretaria Municipais de Habitação, Trabalho, Assistência Social, Saúde e Segurança Pública.

“Nas escolas poderemos falar sobre o assunto da forma mais didática possível. Muitas crianças vivem em um ambiente abusivo em suas casas e, às vezes, algumas até pensam que é normal, porque é o que estão acostumadas. Então, o nosso objetivo é cortar o mal pela raiz e impedir que elas repliquem no futuro o que aprenderam em casa”, explicou Tia Deni.

Com duração de um mês em cada unidade escolar, o projeto irá funcionar em quatro módulos: no primeiro, os professores e gestores escolares receberão uma capacitação sobre como realizar as abordagens do tema com os alunos; a segunda etapa será feita com as crianças, que serão abordadas com uma linguagem desenvolvida para cada faixa etária; já o terceiro módulo, será realizado um encontro com os pais e depois com as mães para promover a conscientização e uma reflexão sobre o tema; e por último, a secretaria realizará uma ação social aberta à comunidade, ou seja, a escola estará pronta para conscientizar todos da comunidade que precisarem de informações.

Lançamento da campanha “Mulheres e suas Múltiplas Funções”

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), lançou a Campanha “Mulheres em suas Múltiplas Funções”. O tema surgiu com o objetivo de incentivar a mulher a ser empoderada e a buscar a sua realização profissional.

“Muitas mulheres enterraram seus sonhos, desistiram de se tornarem empreendedoras, uma profissional de sucesso, a terem uma autonomia financeira. Devido a isso, lançando essa campanha para fazê-las entender que nós mulheres temos a capacidade de fazer tudo que quisermos. Só não podemos desistir dos nossos sonhos”, destacou a secretária Sulnara Santana.

Durante o mês de março o tema da campanha será abordado com diversas ações nas rodas de conversas dos Centros de Referências e Assistências Sociais (CRAS) da cidade, com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que são assistidas pelas unidades. Empresas e indústrias de Aparecida que contém mulheres em seu quadro de funcionários também contarão com palestras sobre o tema com mulheres inspiradoras.

Ao longo do mês, o tema será abordado nas rodas de conversas dos CRAS – Centros de Referências e Assistências Sociais da cidade, com as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que são assistidas pelas unidades. Empresas e indústrias de Aparecida que contém mulheres em seu quadro de funcionários também contarão com palestras de mulheres inspiradoras.

Presenças – Participaram do evento o deputado estadual Rafael Gouveia (Republicanos); a vereadora por Goiânia, Aava Santiago (PSDB); primeira-dama de Senador Canedo, Simone Assi; o juíz titular do Primeiro Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Goiânia, Dr. Vitor Umbelino; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Aparecida de Goiânia, Dr. Sebastião Justo; a presidente da Comissão de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher da OAB subseção de Aparecida de Goiânia, Dra. Flávia Fernandes; as vereadoras Valéria Pettersen (MDB) e Camila Rosa (PSD), além de outros vereadores e secretários municipais.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)