Tiradentes é o 7º bairro a receber força-tarefa contra a dengue

9 de maio de 2017

Foto: Valdor Antunes

Na próxima quinta-feira, os agentes de endemias da SMS e funcionários das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura atuarão no setor Garavelo.

Aparecida de Goiânia, 05 de fevereiro de 2013 – As secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia realizaram hoje, 05, mais uma ação integrada que tem como objetivo reduzir os criadouros do mosquito da dengue no município. A iniciativa é da Diretoria de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS. A ação desta terça-feira foi realizada no Jardim Tiradentes, o sétimo bairro a receber as equipes de manejo ambiental e de limpeza.

O Jardim Tiradentes é o quarto bairro com maior número de casos da doença notificados neste mês de janeiro em Aparecida de Goiânia. Foram 39 casos registrados. Em primeiro está o Buriti Sereno I, com 49 casos, seguido por Garavelo e Expansul, com 48 e 40 casos notificados respectivamente.

Os bairros Rosa dos Ventos, Jardim Cristal, Jardim Olímpico, Nova Olinda, Expansul e Buriti Sereno também já foram beneficiados com a força-tarefa de combate à dengue. “As ações tem como objetivo eliminar de maneira rápida e eficiente os criadouros do mosquito da dengue e estão sendo bastante positivas. O lixo e o entulho são os maiores criadouros, por isso a ação integrada é tão importante”, afirmou a diretora de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Vânia Cristina.

Ainda de acordo com Vânia Cristina, as ações integradas de limpeza, que incluem retirada de entulhos, visitas domiciliares, manejo ambiental e fumacê portátil e motorizado, já estão surtindo efeitos e os números de casos de dengue estão reduzindo. “O Rosa dos Ventos, primeiro bairro a receber os trabalhos de combate aos criadouros do mosquito, saiu de primeiro para o oitavo lugar no número de registro de casos. Também caíram de posição os bairros Jardim Olímpico e Jardim Cristal”, pontuou a diretora.

Dados atualizados da SMS informam que em 2012, 7.491 casos de dengue foram registrados no município. Em relação ao mês de janeiro do ano passado, quando foram registrados 944 casos de dengue, 2013 apresentou um aumento significativo, com 1.495 notificações da doença.

A secretaria Municipal de Saúde enfatiza que mesmo com números elevados, Aparecida de Goiânia ainda não tem uma epidemia de dengue. Por isso, o combate aos criadouros e ao mosquito da dengue são extremamente necessários. “Além das ações realizadas pela prefeitura, os moradores também precisam ajudar. É necessário não deixar água parada e objetos que possam acumular água em locais abertos. E sempre dar o destino certo ao lixo. Se cada um de nós fizermos nossa parte, conseguiremos diminuir os casos de dengue em Aparecida”, enfatizou Vânia Cristina.

De acordo com a SMS, 6.293 imóveis serão visitados e vistoriados pelas equipes de saúde até o final desta terça-feira. “Nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas, conscientizando sobre os perigos da dengue, para que a população nos ajude a combater o mosquito”, informou a diretora de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Vânia Cristina.

GARAVELO – O próximo bairro a receber a força-tarefa contra a dengue será o Garavelo. As equipes da ação integrada começarão os trabalhos de manejo ambiental, limpeza de lotes, retirada de entulhos, fumacê e visitas domiciliares, na próxima quinta-feira, 07 de fevereiro.

.

notícia anterior