Trabalhadores da limpeza urbana de Aparecida começaram a ser vacinados contra a covid-19

Por Murilo Mendes

28 de maio de 2021

Por Murilo Mendes

28 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

O grupo prioritário é atendido por uma organização da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Com a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para todos os grupos do Programa Nacional de Imunizações, os profissionais da limpeza urbana e resíduos sólidos que trabalham em Aparecida de Goiânia começaram a ser vacinados nesta sexta-feira, 28. A aplicação do imunizante teve início pelas 3ª e 5ª áreas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ao todo, são cerca de mil servidores, entre funcionários municipais e terceirizados, aptos para receberem a dose da vacina contra a Covid-19, segundo a SDU. Nesta sexta a estimativa é de imunizar 100 servidores.

Esse modelo de vacinação, in loco, acontece tanto com os trabalhadores da limpeza urbana quanto com os profissionais do transporte coletivo e das indústrias do município. No caso dos drives, a vacinação segue para o grupo com comorbidades, idosos acima de 60 anos, profissionais da educação e também trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; metroviários; ferroviários; aéreos; aquaviários; caminhoneiros; trabalhadores portuários e industriais.

Durante a vacinação in loco o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, destacou a felicidade em vivenciar essa etapa tão solicitada pelos trabalhadores da limpeza urbana e ressaltou a importância destes profissionais para o município. “Servidores que são parte integrante de cuidar da cidade, de deixar nossa cidade mais bonita. Ficam no sol, ficam na chuva e toda a atenção que puder ser dada a eles será muito bem-vinda”, concluiu ele ressaltando o número de servidores que atuam na limpeza urbana em Aparecida. “Hoje devemos vacinar 100. Aparecida conta com cerca de mil funcionários da limpeza urbana, entre efetivos e terceirizados”.

Estar imunizado foi o desejo dos trabalhadores da limpeza, que aguardaram ansiosos por este momento. Helena Tereza, de 38 anos, relatou alívio após receber a primeira dose da vacina: “A gente agora pode trabalhar mais tranquilo. A gente fica com medo por trabalhar na rua, daí agora a gente tem mais segurança”. Sirlene da Silva também viveu o mesmo sentimento de alívio em saber que agora vai trabalhar imunizada e demostrou gratidão ao momento em nome de todos os trabalhadores: “Nós queremos agradecer ao prefeito por ter trazido essa vacina aqui pra nós. Estamos felizes e vai dar tudo certo. Tô confiante com a vacina e que mais pessoas venham vacinar também”, declarou.

Dia D em Aparecida

Neste sábado, 29, acontecerá o “Dia D” de vacinação contra a covid-19 no município, que será destinado para vacinação de todos os grupos prioritários. Elas ocorrerão nas 5 unidades básicas de Aparecida e na Central de Imunização por meio de agendamento no aplicativo Saúde Aparecida ou no site da prefeitura aparecida.go.gov.br. A aplicação da primeira dose continua nos dois drives da Cidade Administrativa e também no Centro de Especialidades do Jardim Boa Esperança. O atendimento acontece das 08h às 17h sem necessidade de agendamento prévio.

A Secretaria de Saúde reforça que neste sábado não haverá Dia D da vacinação contra a Influenza. “Toda a mobilização será para a vacinação contra a covid. Por isso, convidamos as pessoas dos grupos prioritários a agendarem ou procurarem os drive-thru e se imunizarem. A vacina salva vidas”, alertou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Horário de funcionamento e endereços dos postos de 1ª e 2ª dose:

Drive-thru da Cidade Administrativa

Rua Gervásio Pinheiro, APM – Res. Solar Central Park

Drive-thru do Centro de Especialidades

Avenida C, Quadra 15, entre ruas C-08, C-22 e Avenida C-06, Jardim Boa Esperança

De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 8h às 17h

Drive-thru do Aparecida Shopping (apenas 2ª dose)

Av. Independência, Quadra Área, Lote 01, S/N, Setor Serra Dourada – 3ª Etapa

UBS Andrade Reis