Trabalhadores da saúde já podem ser vacinados contra a gripe em Aparecida

Por Polliana Martins

22 de abril de 2019

Por Polliana Martins

22 de abril de 2019


Foto: Ministério da Saúde

Começa hoje, 22, em Aparecida de Goiânia, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1. Nesta fase, a imunização é destinada aos trabalhadores da saúde, que têm até o dia 26 para procurar um dos postos de imunização da cidade, munidos do cartão de vacinação e de carteira profissional ou outro documento que comprove sua função e vínculo. A mobilização, que foi iniciada no último dia 10, está vacinando grupos prioritários de maneira escalonada.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), Renata Cordeiro, a primeira etapa da Campanha imunizou cerca de dez mil pessoas, entre crianças, gestantes e puérperas (mães em até 45 dias após o parto). “Este número está bem abaixo do esperado. Por isso, a convocação continua. Iniciamos hoje a segunda etapa do cronograma, mas as pessoas do primeiro grupo podem continuar procurando nossos postos. Um diferencial desta edição é a ampliação da faixa etária das crianças, que podem ser vacinadas dos seis meses aos seis anos de idade. Ano passado, a imunização ocorria até os 4 anos, 11 meses e 29 dias”.

Mais de 350 profissionais da SMS estão atuando nas 27 salas de imunização do município. De acordo com a coordenadora, toda a mobilização visa garantir a devida distribuição da vacina, que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H3N2, H1N1 e o vírus B) em circulação no país. “A vacina oferecida é composta por vírus inativo, que não causa a doença, mas que provoca a produção suficiente de anticorpos para a proteção de quem recebe a imunização. Um método seguro, resultado de muita pesquisa e de testes. Ela só é contraindicada para pessoas alérgicas a ovo ou a qualquer outro componente da vacina, fato que já terá sido percebido em doses anteriores de aplicação”, afirma Renata Cordeiro.

Postos de vacinação

A Vacinação contra a Influenza está disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda e Retiro do Bosque. Nos Cais Nova Era e Colina Azul a vacinação será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18 horas.  No Centro de Atendimento Ambulatorial, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Cais Nova Era

O Cais Nova Era, localizado na Avenida São João, ao lado do Terminal Cruzeiro, no Jardim Nova Era, é o único posto que está imunizando apenas crianças, gestantes e puérperas, durante toda a campanha. Os idosos também poderão ser imunizados no local, de 29 de abril a 31 de maio.

Dia D

No dia 4, a Secretaria de Saúde de Aparecida realizará uma força-tarefa para vacinar o maior número de pessoas dos grupos prioritários. Além dos 27 postos fixos de vacinação, neste dia, a imunização ocorrerá também em outros 21 locais, entre unidades Básicas de Saúde, supermercados, shoppings e drogaria. No Dia D da Campanha, cerca de 600 servidores estarão atendendo à população

Cronograma

Confira o cronograma de vacinação dos grupos prioritários, criado para organizar o fluxo de pacientes e dar mais tranquilidade às pessoas:

  • Gestantes, puérperas e crianças de 06 meses até aquelas com 05 anos, 11 meses e 29 dias de idade  – de 10 a 18/04
  • Trabalhadores da saúde – de 22 a 26/04
  • Idosos com 60 anos e mais – de 29/04 a 03/05
  • Todos os grupos prioritários – 04/05 (Dia D)
  • Portadores de doenças crônicas – de 06 a 10/05
  • Professores – de 13 a 17/05
  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e os funcionários do sistema prisional e todos os grupos prioritários – de 20/05 a 31/05
  • Indígenas – de 10/04 a 31/05

Influenza

A Influenza, conhecida também como gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, que caracteriza-se por sintomas como dor de cabeça e no corpo, cansaço, coriza, falta de apetite, tosse e febre. A evolução da doença pode trazer grandes perigos, principalmente entre alguns grupos específicos, mais suscetíveis a complicações. O vírus da gripe se dissemina de pessoa para pessoa, por meio do contato com gotículas infectadas, emitidas principalmente durante a tosse ou espirros. É muito comum também que o contágio ocorra por meio das mãos, visto que o vírus vive de duas a oito horas em superfícies rígidas, e quando uma pessoa toca em algum local infectado e depois leva as mãos na boca ou no nariz, sem a devida higienização, acaba se contaminando.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)