Trabalho preventivo da Seinfra evita alagamentos durante o período chuvoso

Por Rodrigo Augusto

5 de agosto de 2021

Por Rodrigo Augusto

5 de agosto de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Evitar alagamentos no período chuvoso e melhorar a mobilidade urbana nas ruas e avenidas da cidade. Este é o objetivo da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realiza a limpeza de galerias pluviais e desobstrução de bocas-de-lobo em diversas regiões da cidade.

Com utilização de máquinas pesadas como pás carregadeiras, caminhões basculantes e até caminhões pipas, equipes da Seinfra realizam a limpeza das galerias e bueiros nos locais em que são registrados alagamentos durante os meses chuvosos.

Das bocas-de-lobo e das galerias pluviais são retiradas dezenas de toneladas de lixo que obstruem a passagem da água. Sem escoamento adequado, o grande volume de água provoca infiltrações na massa asfáltica e alagamentos.

“Este é um trabalho preventivo para evitar transtornos à nossa população quando começar a chover forte na cidade. Retiramos todo tipo de material das galerias e bueiros, mas o lixo doméstico é o principal vilão neste caso. Garrafas plásticas, pacotes com fraudas descartáveis, pedaços de entulho e até restos de móveis”, aponta o secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela.

Equipes da Seinfra realizam a limpeza de bocas-de-lobo e galerias pluviais em diversas regiões da cidade (Foto: Claudivino Antunes)

Na tarde desta terça-feira,3, uma equipe da Seinfra realizou a limpeza de bueiros e das galerias pluviais no cruzamento das avenidas Paraíba e Fortaleza, na Vila Brasília. O trabalho feito manualmente consiste na retirado do lixo das bocas-de-lobo com auxílio de ferramentas como enxadas, pás e cavadeiras. Em seguida, os operários usam a pressão da água de um caminhão pipa para desobstruir as galerias.

“A prefeitura faz o trabalho, mas precisamos muito que a população também contribua, basta não descartar o lixo de qualquer maneira. O proprietário de um imóvel deve instalar uma lixeira em sua calçada e colocar o lixo para coleta no dia certo em que o caminhão passa em seu bairro. Já registramos casos de moradores jogando entulho nas bocas-de-lobo”, explica Mário Vilela.

Rogério Santino, que passava pela região da Vila Brasília, aprovou o trabalho. “Nessa esquina, quando chove muito carro pequeno tem dificuldade para passar. Fica tudo alagado aqui”, comentou o motorista de aplicativo que elogiou a iniciativa. “Espero que não alague mais. Parabéns para prefeitura”, disse.