Trabalhos cotidianos em Aparecida diminuirão consequências das chuvas

Por Simony Santos

17 de outubro de 2018

Por Simony Santos

17 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Com objetivo de preparar Aparecida para o período chuvoso, as equipes da Prefeitura trabalham todos os dias em diversos pontos da cidade com ações de manutenção e prevenção de possíveis problemas decorrentes da época. São intervenções ininterruptas em galerias pluviais e áreas de riscos, além da conscientização dos cidadãos para evitar o descarte incorreto de materiais sólidos. Na tarde desta quarta-feira, 17, as equipes da Casa Civil, Defesa Civil, Planejamento e Regulação Urbana, e Infraestrutura estiveram reunidas para pontuar o andamento dos trabalhos.

O chefe da Casa Civil, Einstein Paniago, explicou que o objetivo é manter os bons índices que Aparecida possui em relação à segurança dos cidadãos nessa época. “Estamos tomando medidas efetivas para alcançar resultados cada vez melhores para a população. A prefeitura de Aparecida já realiza um trabalho eficaz para preservar a integridade física da população e também evitar estragos estruturais na cidade”.

As equipes de Obras da Secretaria de Infraestrutura estão realizando limpezas em bocas de lobo, ramais e galerias para retirar resíduos, entulhos ou objetos que barram a passagem da água, causando alagamentos da cidade. “Fazemos o mapeamento por meio do mapa de Aparecida para atender os pontos mais críticos primeiro, mas toda cidade é atendida com esse serviço”, diz o diretor César Augusto. O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Jório Rios, destacou “o empenho da equipe e a elaboração de estratégias e ações visando a tranquilidade dos aparecidenses”.

Alerta por mensagens

Além dos tradicionais canais disponibilizados pela Defesa Civil, a população também poderá receber informações sobre tempestades, vendavais, alagamentos, quedas de raios, granizos e outros fenômenos meteorológicos por meio do sistema eletrônico de mensagens. Para receber as notificações, o usuário precisa enviar SMS com o endereço do CEP de onde mora para o número 40199.

“O prefeito Gustavo Mendanha determinou que façamos um trabalho minucioso em todo o município, mas principalmente em áreas de risco. A população também pode participar do dia a dia do nosso órgão pelo telefone 199 ou a plataforma de mensagens instantâneas”, explica o superintendente Juliano Cardoso.