Tranquilidade marca a retomada da vacinação contra Covid-19 nos drives de Aparecida

Por Daniela Ribeiro

1 de maio de 2021

Por Daniela Ribeiro

1 de maio de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Atendimento segue nesta segunda-feira, 03, nos postos da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento das 8h às 18h. Aplicação da primeira dose nas UBS´s também continua por agendamento

“Não fiquei muito tempo esperando para receber a minha dose da esperança”, foi o que disse a dona Maria dos Santos de Oliveira de 63 anos que tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz na manhã deste sábado, 1º, no drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela em Aparecida de Goiânia. O movimento neste e no drive do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança foi tranquilo durante toda a manhã, com filas pequenas e atendimento agilizado na triagem e vacinação. Vacinação segue até às 17h.

O mesmo clima de tranquilidade foi sentido na sexta-feira, 30 de abril, quando os drives para primeira aplicação em idosos acima de 60 anos retomaram o atendimento que estava suspenso desde a última terça-feira, 27, por falta de doses. Gilmar Barbosa da Silva trouxe os pais ao drive da Cidade Administrativa para receber a vacina. Ele contou que esperou pouco mais de 20 minutos entre a fila, a triagem e a aplicação da vacina. “Foi rápido e isso é muito bom”. O pai de Gilmar, o senhor José Barbosa da Silva de 70 anos ficou bastante emocionado. “Feliz demais. Esperamos muito para esse momento e agora teremos mais tempo de vida”.

A retomada da imunização contra a Covid-19 nos drives aconteceu após a chegada de uma nova remessa de doses à cidade, enviadas pelo Ministério da Saúde. Ao todo, Aparecida recebeu 12,5 mil doses de Astrazeneca/Fiocruz para primeira aplicação e 3,2 mil doses de Coronavac/Butantan para segunda aplicação. “Estamos com nossa estrutura pronta para receber as pessoas com mais de 60 anos residentes em Aparecida. Nosso objetivo é atingir a meta de imunização do grupo prioritário desta etapa, que são idosos, profissionais de saúde e forças de segurança para então avançarmos para um novo grupo. Aparecida está pronta e determinada a imunizar o máximo possível de pessoas”, pontuou a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro.

Para receber o imunizante nesses postos não é necessário agendar. Basta ir ao local com documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e CPF ou cartão SUS. No caso das pessoas que não possuem veículo de locomoção (carro, moto ou bicicleta), elas podem agendar a vacinação em uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) que ficam nos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Para agendar basta acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” ou o link da ferramenta disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/loginhttps://webapp.aparecida.everyday.net.br/login). Feito o agendamento, no dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.

Do total de doses recebidas neste novo envio do Ministério da Saúde por meio do Governo do Estado para primeira aplicação, 30% serão destinadas para os profissionais de saúde e 5% para imunização das forças de segurança. Os profissionais de saúde precisam agendar o atendimento também pelo aplicativo Saúde Aparecida, ser residente no município e comprovar a atuação na área por documentação. No caso das forças de segurança, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais conforme cronograma da SMS. A vacinação de idosos acamados acima de 60 anos também continua. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (62) 3545-5868.

Balanço

Até o dia 27 de abril, o município aplicou 83.032 doses idosos e profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento do município. Entram nessa conta a 1ª e a 2ª dose dos imunizantes tanto da Coronavac/Butantan quanto da AstraZeneca/Fiocruz. Deste total, 54.297 foram de primeira dose e 28.735 de segunda dose.

Com relação à imunização dos idosos acima de 60 anos, 41.937 receberam a 1ª dose e 21.355 receberam a dose de reforço. A Secretaria de Saúde de Aparecida vacinou também 18.407 profissionais da saúde, 994 profissionais de salvamento e segurança e 339 trabalhadores do Sistema Prisional.

Aparecida recebeu 109.300 doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas em 12 remessas do Ministério da Saúde. Segundo a SMS, deste total, 9 mil doses (entre dose 1 e dose 2) foram identificadas como perda técnica, ou seja, alguns frascos não continham a quantidade de doses descritas pelo laboratório.  Aparecida já tem 14% da população vacinada com ao menos uma dose.

Dose 2

A prefeitura segue também, sem interrupção, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 conforme data aprazada no cartão de vacinação. Neste sábado o atendimento segue até 17h e também está tranquilo. Para receber o reforço do imunizante a pessoa precisa se dirigir ao posto de drive-thru no Aparecida Shopping ou a uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim). O atendimento do drive é das 8h às 18h e das UBS´s das 8h às 17h. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. “Fiquem atentos a data anotada no cartão de vacinação para receber a dose reforço, que é muito importante para a imunização completa contra a doença”, sublinhou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro

Vacina Conta a Fome

A campanha Vacina Contra Fome, que iniciou no dia 05 de abril para ajudar as famílias de baixa renda, continua a todo vapor. O objetivo da ação beneficente é que, por vontade própria, a população doe alimentos não perecíveis no momento da imunização contra a Covid-19 nos drive-thrus de vacinação da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do estacionamento do Aparecida Shopping.

Idealizadora da campanha, a Prefeitura de Aparecida esclarece que a entrega dos donativos é voluntária. Portanto, levando ou não alimentos, a pessoa que faz parte do grupo prioritário receberá a vacina contra Covid. Para recebimento das doações, foram instalados contêineres nos dois drive-thrus. Podem ser doados alimentos não perecíveis em unidades avulsas ou a cesta básica completa.

O horário para entrega das doações no drive-thru da Cidade Administrativa (que aplica a 1ª dose) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No drive do Aparecida Shopping (reservado para a 2ª dose), os alimentos não perecíveis podem ser entregues também de segunda a sexta, das 8h às 18h. São os mesmos horários da vacinação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)