Trânsito na elipse do Anel Viário é liberado oficialmente nesta quarta, 26

Por Rafael Ceciliano

24 de setembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Construída com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade e desafogar o trânsito na BR-060/Anel Viário, na região dos setores Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros, a obra da elipse está 90% concluída, faltando apenas ações pontuais. Com esse avanço, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade, retirou os desvios e liberou, no último final de semana, o tráfego nos dois sentidos da via que recebe diariamente mais de 50 mil veículos.

A solenidade de inauguração da obra será realizada na manhã desta quarta-feira, às 8h, com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, secretários, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No local onde foi construída a elipse, havia apenas um retorno que tumultuava o trânsito, o que causava muitos acidentes. Além da elipse, as vias de acesso ao local – avenidas V-006 e H-161 – foram duplicadas pela Secretaria de Infraestrutura, beneficiando os moradores dos dois bairros e ainda do Mansões Paraíso, American Park e Itapuã. Com duração de cerca de 20 dias, a obra faz parte do convênio entre Prefeitura de Aparecida e o (DNIT).

“Essa obra irá melhor muito a mobilidade de quem trafega naquela região e contribuir para redução do número de acidentes que eram registrados naquele que era o ponto mais crítico da BR-060 no perímetro urbano da cidade”, pontua o diretor de engenharia de tráfego da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Aparecida (SMTA), Kleyneer Gonçalves de Melo.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social de Aparecida de Goiânia, Luziano da Costa Vale, outras alterações serão feitas ao longo do trecho urbano da BR-060/ Anel Viário pelo convênio de cooperação, que terá a duração de três anos fazendo com que a via se transforme, em breve, numa grande avenida municipal. “Durante este prazo, o DNIT fará a manutenção da via, conservação e outras ações importantes como estudo de impacto de trânsito”, lembra o secretário.

Recentemente, o prefeito Gustavo Mendanha vistoriou as obras da elipse e duplicação das   V-6 e H-161. O gestor ressaltou as ações que a gestão municipal tem realizado na mobilidade urbana da cidade, desde as pequenas obras, sinalização de vias, até a construção de novos eixos estruturantes que melhorou a rotina dos aparecidenses. “Investir em mobilidade urbana significa mais qualidade de vida às pessoas. O anel viário é uma das principais vias de acesso de nossa cidade e precisa, constantemente, da nossa atenção e de intervenções como esta”.

A comerciante Bruna Boaventura conta que no local ocorriam muitos acidentes e que espera que agora, com a obra, os motoristas e motociclistas respeitem a sinalização. “Os acidentes aqui eram constantes. E nós, moradores daqui da região, esperamos que a rotatória resolva a situação e que os condutores tenham mais consciência e respeitem a sinalização do novo trajeto do trânsito”, comentou ela.

Assunto: Inauguração da elipse (rotatória) na BR-060 / Anel Viário

Data: 26 de setembro (quarta-feira)

Horário: 8h

Local: BR-060 / Anel Viário trecho entre os setores Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros