Por Rafael Freitas

Por Rafael Freitas

24 de agosto de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Na busca em melhorar a mobilidade urbana de Aparecida de Goiânia promovendo melhores condições no tráfego dando fluidez ao trânsito, tanto para motoristas quanto para pedestres, serão iniciadas na próxima segunda-feira, 27, ações de intervenções em trecho da BR-060/Anel Viário na região dos setores Cidade Vera Cruz, Mansões Paraíso, American Park, Bairro Itapuã e Morada dos Pássaros. As intervenções são parte do convênio firmado entre Prefeitura e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), com o objetivo de estruturar a via que liga a BR-153 à GO-040.

O trânsito  no local, que fica na altura do Setores Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros (Avenida Uirapuru) será desviado a partir das 6h do dia 27, pela Secretaria de Mobilidade e Defesa Social para a implantação de uma elipse. A obra será executada pelo Consórcio Goiás e durará cerca de 20 dias. Além desta intervenção, também será realizada a duplicação das vias de acesso à elipse. Dois postes de energia também serão mudados de lugar pela equipe de manutenção da Enel.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, a via receberá toda a sinalização informativa necessária como opções de desvios durante o período da obra. Segundo ele, a execução do serviço visa garantir melhor mobilidade, fluidez no trânsito e redução dos índices de acidentes no local. “A elipse, ou rotatória como é popularmente conhecida, será construída para resolver a complexidade do Anel Viário e resolverá 90% dos problemas que a população enfrenta hoje no local, como acidentes e congestionamentos”, destaca o secretário.

Duplicação

Juntamente com as obras da elipse, a Avenida H-161 entre a Avenida V-8 e Avenida Antônio Carlos Ramos será duplicada. Outra Avenida que também passará por estruturação é a V-6, que fica na altura da Feira Coberta da Cidade Vera Cruz e que dá acesso ao Hospital Municipal. A via será duplicada e devidamente sinalizada. Luziano salienta que as obras seguirão um cronograma. “A intervenção com sinalização e obras facilitará o acesso para quem mora nos bairros e promoverá maior segurança no trânsito para pedestres e condutores”.

Desvios e sinalização

Para alertar os condutores que trafegam no local, Luziano explica que as equipes de trânsito farão a sinalização e implantação de placas durante todo este final de semana. No sentido BR-153  rumo a GO-040 (Garavelo), o desvio será feito pela Rua J-66 e Avenida Senador Antônio Carlos Ramos, retornando ao Anel Viário pela Avenida V-05.  Para quem segue da GO-040 (Garavelo), em direção à BR-153, deverá pegar o desvio pela Avenida Senador Antônio Carlos Ramos, na altura da Escola Municipal Ari Caetano e Rua J-56, retornando ao Anel Viário. Os motoristas percorrerão cerca de 1,5 km a mais devido às rotas alternativas.

Convênio

Pelo convênio de cooperação, que terá a duração de mais três anos, as intervenções estruturantes continuarão sob responsabilidade do DNIT e após esse processo, a via será municipalizada. “Neste período de três anos do convênio, o departamento executará os serviço de conservação, limpeza, manutenção e ações que forem solicitadas pela prefeitura como alteração de pontos de retorno, estudo de impacto de trânsito, execução da elipse, recapeamento e obras rodoviárias”, explicou Luziano da Costa Vale. Outro ponto acordado na parceria foram as ações operacionais no Anel Viário, como sinalização e lombadas eletrônicas, que ficam sob responsabilidade da administração municipal.

Serviço:

Assunto: Trecho do Anel Viário em Aparecida passa por obras e trânsito no local será desviado a partir de segunda-feira, 27

Data: 27 de agosto de 2018 (segunda-feira)

Local: Anel Viário – altura da Feira Coberta do Bairro Cidade Vera Cruz