Troféu Centenário homenageia pioneiros e personalidades de Aparecida

Por Thiago Oliveira

19 de novembro de 2022

Foto: Enio Medeiros

Evento reuniu representantes da vida pública, da economia e do setor cultural em noite de memórias da segunda maior cidade de Goiás

Aparecida de Goiânia celebrou na noite desta sexta-feira, 18, mais uma marca dos seus 100 anos. A homenagem do Troféu Centenário 2022 é uma realização Agência Vaz Marketing, com apoio da Prefeitura de Aparecida. O evento que homenageou diversas personalidades foi realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro.

Foto: Jhonney Macena

Foram premiadas 50 personalidades que marcaram seu nome no crescimento e modernização da cidade, desde as primeiras famílias que residiam em torno do Centro Histórico e foram as responsáveis pela doação de terra no início da cidade até os grandes empreendimentos que se instalam em Aparecida atualmente.

Na noite de gala, ex-prefeitos, lideranças do comércio, artistas plásticos, fazedores de cultura e outros convidados puderam experienciar uma viagem pela cultura e pela história da atual segunda maior cidade do estado de Goiás por meio vídeos, banners e depoimentos.

Ex-prefeito Ademir Menezes recebe homenagem

“Somos uma cidade grande, construída com o esforço, trabalho e dedicação de muitas pessoas. Desde as famílias pioneiras, quando tudo começou em 1922, passando pela emancipação política em 1963, até os dias de hoje. A história de Aparecida é resultado do trabalho de muitas mãos. Pessoas que contribuíram, no seu tempo, para que tivéssemos a cidade que temos hoje. Por isso, essa é mais uma oportunidade de reconhecer, valorizar e engrandecer a nossa história, as nossas conquistas e as pessoas que fizeram e fazem parte do centenário de Aparecida”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

Para a conselheira municipal de cultura e organizadora do evento, Sandra Oliveira, a aceitação do publico proporcionou um evento especial. “Esse troféu é fruto de um esforço de todos nós da cultura e da prefeitura que homenageia vários segmentos que cresceram na cidade”, comentou.

A divisão da premiação se deu a partir da história, com a premiação dos representantes das famílias tradicionais, das primeiras empresas a se instalarem no município até as atuais. Além desses, personalidades da vida pública que exerceram papel fundamental na estruturação da cidade.

“Esse troféu traz a memória dos contribuintes dessa cidade pujante, com uma desenvoltura econômica, cultural e social. Esse é um momento que conta a história ao vivo e a cores da nossa Aparecida”, afirmou o secretário de Cultura, Érick Magalhães.

O ex-prefeito Ademir Menezes enxerga que o trabalho dos cidadãos de Aparecida foram essenciais para que a cidade tenha o papel fundamental na economia goiana. “Essa perseverança fez com que essa cidade chegasse a esse estágio e fosse uma cidade reconhecida pelos brasileiros, uma cidade que nos orgulhamos”, comentou.

Força política
O deputado estadual eleito Veter Martins, caracterizou a noite como especial. “Somos honrados por homenagear as pessoas que deram início a tudo isso que vivemos hoje, para comemorar essa cidade que deixou de ser uma cidade problema para ser uma cidade solução e parte importante no crescimento da nossa economia e do nosso estado”, comentou o deputado e ex-vice prefeito.

Deputado estadual eleito Veter Martins e prefeito Vilmar entregam homenagem ao ex-prefeito José Macedo

“Esse evento também é importante para reunir as lideranças políticas da nossa cidade nesse centenário. Nós nos sentimos muito orgulhosos por viver aqui e principalmente por ter feito parte do desenvolvimento e da industrialização de Aparecida”, afirmou o ex-prefeito José Macedo.