UBS Anhambi desenvolve ações educativas e solidárias para prevenir e controlar doenças

Por Polliana Martins

6 de março de 2020

Por Polliana Martins

6 de março de 2020

Foto: Valdir Antunes

Para ampliar a conscientização e facilitar o acesso e a adesão das pessoas ao Programa Hiperdia, que oferece acompanhamento profissional e atividades direcionadas a pacientes com Hipertensão e Diabetes, as três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Anhambi decidiram unificar suas ações em um único grupo sobre o tema. O resultado foi melhor do que o esperado, com aumento de público, maior satisfação dos participantes e ações solidárias.

A UBS, situada na rua A-2, APM 3, foi inaugurada em 2016 e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17H com capacidade para realizar mais de 8 mil atendimentos mensais abrangendo bairros como o Residencial Anhambi e os Jardins Tiradentes e Cascata, dentre outros próximos. Lá são realizadas as reuniões mensais do grupo unificado de Hiperdia em toda primeira quarta-feira do mês com o apoio da equipe administrativa, do pessoal do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), de 20 agentes comunitários de Saúde (ACSs), 3 enfermeiras e os estagiários direcionados pela Escola Municipal de Saúde Pública.

Grupo unificado de Hiperdia da UBS Anhambi em atividade educativa

Conscientização e solidariedade

Neste ano, o grupo já teve orientações e atividades sobre alimentação saudável com nutricionista, e, na última quarta-feira, 4 de março, os participantes assistiram a uma palestra sobre qualidade de vida ministrada pela fisioterapeuta. Ao fim das atividades, a descontração e a solidariedade tomaram conta da UBS com um lanche nutritivo com frutas frescas e o sorteio de cestas básicas que foram adquiridas pelas equipes.

Alongamento e descontração na UBS: cuidando da saúde do corpo e da alma